03/06/2014

Cultura e esporte de Parnaíba ameaçados, por falta de apoio


Todo ano acontece em Parnaíba à encenação da morte e ressurreição de Cristo, Conhecido como paixão de cristo. Em várias cidades do Brasil o evento acontece sempre na semana santa e evolvem vários atores, cenários e uma grande estrutura para por der ser apresentado. Tudo isso tem um custo muito alto. Segundo Juarez Fontenele em sua rede social, esse é o último ano que o evento vai acontecer em nossa cidade. O motivo segundo ele é a falta de apoio por parte do poder público e empresariado local. No final do post ele coloca ainda "Essas noites decidiremos o futuro do evento".  Vejam:


 Por: Renato Farias/PHB em Nota






Parnaíba (PI) - O Presidente do Parnahyba Sport Club, Batista Catanduvas, concedeu entrevista na noite desta quinta-feira (29 de maio), em sua residência. Muito preocupado com a situação do clube azulino, Batista Catanduvas falou, de maneira objetiva, da não participação da equipe na Copa Piauí desta temporada e de uma possível ausência do clube centenário no certame do ano que vem.

Depois de conseguir manter todos os profissionais do clube com seus proventos em dias, após reorganizar e recuperar a imagem do clube, Batista revela tristeza pela atual situação financeira do clube e arremata: ‘se continuarmos assim, ficaremos fora não só da Copa Piauí deste ano, mas do campeonato piauiense de 2015’.

Por: Por Renneé Fontenele/ASCOM/PSC



Acontecerá no CT (Centro de Treinamento) Petrônio Portela duas reuniões que definirão o futuro dos grupos culturais da cidade de Parnaíba, na reunião estarão presentes todos os presidentes e/ou representantes de quadrilhas juninas e ‘bois’ da cidade de Parnaíba que estão aptos a participar dos folguedos deste ano.

A primeira reunião ocorrerá ás 18hs e estão envolvidas as quadrilhas e será conduzida pelo presidente da Liga Parnaíbana de Quadrilhas Juninas, Fábio Bevilácua. São esperados 13 representantes de quadrilhas entre adulto e mirim. 

Três matérias com títulos diferentes mais, o destino é um só. O fim da cultura de nossa cidade.
Nas matérias há cima podemos notar que falta de apoio do poder publico e também do empresariado que é o principal beneficiado com esses eventos, onde reuni centenas de pessoas aquecendo o mercado local.  
Qual quer tipo de eventos ele tem o seu custo, no caso da Via Sacra já era para o poder municipal ajudar em sua estrutura nem precisava ser muito a penas o necessário, ou descontar em imposto dos empresários que derem a sua contribuição.

Já o Parnayba Spot Club esse me parece que já recebe um repasse do município, ou recebia.
Em todo caso quando agente para pra pensar um pouco, percebemos que em nossa cidade tem políticos ou pessoas do contra, aqueles que quanto pior melhor.  E o que realmente interessam eles é a politicagem e nada mais. Em outros estados a coisa da certo, para citar como exemplo o nosso vizinho estado do Ceará que tem time que já esteve por mais de uma vez na primeira divisão do campeonato brasileiro. E nós parnaibanos o que nós temos além do Parnayhba na área do esporte. E se um dia ele não existir mais?

O são João da Parnaíba é um evento de grande poste no estado do Piauí, Lá todo o ano pode se ver grandes grupos culturais. O evento reunião milhares de pessoas durantes as noites que ele é realizado. Mais esse ano tudo isso poderá acabar. Um motivo que não se sabe o certo  a prefeitura não poderá da ajuda de custo como nos outros anos, para as ligas  de quadrilhas juninas e nem á de Bumba meu boi onde as mesmas repassam aos grupos culturais um valor (X). Então termino essa matéria me perguntando. O que nós parnaibanos teremos para nos divertir? E nossa cultura não tem o direito de existir?

Por Renato Farias/Edição: PHB em Nota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES