19/08/2014

Encontro de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação discute desigualdades da região Nordeste

Anísio Brasileiro, reitor da UFPE, ao cento da mesa

A Universidade Estadual do Piauí-UESPI, através do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação – PROP, Geraldo Eduardo da Luz Júnior, participou de uma reunião em Recife, Pernambuco, onde estiveram presentes todos os pró-reitores de pesquisa e pós-graduação de instituições de ensino superior do Nordeste. O encontro aconteceu no último dia 13 de agosto e teve como objetivo avaliar a implantação do plano nacional de pós-graduação na região.

Organizado pelo Departamento de Avaliação do Plano Nacional de Pós-Graduação, da CAPES, o encontro serviu para avaliar os últimos dados apresentados pelo programa de pós-graduação. De acordo com dados avaliados, ainda há uma desigualdade no número de matrículas na pós-graduação brasileira, quando se compara o Nordeste com o restante do país.

Pró-Reitor Geraldo Eduardo, à direita

De acordo com Geraldo Eduardo, a situação se torna mais difícil quando se comparam os cursos de excelência: “A assimetria é ainda mais nítida quando se observa o número de cursos de excelência no Nordeste em comparação com o resto do país. A região tem hoje 19,8% dos programas de todo o Brasil, tem 19% das bolsas, mas os cursos de excelência não chegam a 5%”, relata.

Outro problema seria a desigualdade dentro do próprio Nordeste, onde alguns estados como Piauí, Maranhão, Alagoas e Sergipe ainda ofertam menos cursos que os outros cinco estados. Mesmo nesses cinco estados, os cursos ainda ficam concentrados nas maiores cidades. “Não há interiorização do programa, e temos de discutir de que formas as instituições podem colaborar para que essas diferenças possam ser resolvidas”, finaliza o pró-reitor.


O próximo encontro para discutir a questão será em Aracaju, no mês de setembro, onde ocorre a segunda edição do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da Região Nordeste – FOPROP-NE. Teresina foi a sede do primeiro Fórum, ocorrido em maio deste ano.

ASCOM/Edição: PHB em Nota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES