02/09/2014

Caminhão com mamógrafo estará em Parnaíba a partir do dia 22

As cidades beneficiadas este mês serão Teresina, São João do Piauí, Conceição do Canindé, Floriano e Parnaíba.

O Governo do Estado do Piauí através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) lançou, nesta segunda-feira (1º), um serviço inédito no Piauí na área de prevenção do câncer: a Carreta da Mulher, um caminhão totalmente equipado que irá realizar exames de mamografia e ultrassonografia em vários municípios do Estado. A primeira cidade beneficiada será Teresina, de 3 a 6 de setembro. A ação acontecerá no bairro Santa Maria da Codipi, ao lado do Hospital Mariano Castelo Branco, nos turnos manhã e tarde.
A Carreta da Saúde da Mulher inicia a realização de exames nesta quarta-feira (03) e Teresina e as próximas cidades a serem beneficiadas serão São João do Piauí (de 8 a 10 de setembro), Conceição do Canindé (11 a 12), Floriano (15 a 19) e Parnaíba (22 a 26).
A Carreta da Mulher tem capacidade de realizar até mil exames por mês. Ao final de um ano, 12 mil mulheres serão beneficiadas com exames gratuitos. 
A Fundação Maria Carvalho Santos, coordenadora do Outubro Rosa, entidade não governamental que congrega e auxilia mulheres vítimas do câncer de mama, é quem vai gerir os serviços que serão oferecidos pela carreta.
A solenidade de lançamento aconteceu no Palácio de Karnak e contou com a presença do secretário de Governo, Freitas Neto; Mirócles Veras (Saúde), além de gestores da área de saúde e representantes da Fundação Maria Carvalho Santos.
“Qualquer pesquisa de opinião pública você verifica que a principal queixa da população é em relação à saúde. Por isso, os governantes precisam ter uma preocupação com essa área”, disse o secretário Freitas Neto.
De início, entrará em operação uma carreta, mas outras duas já foram adquiridas, ampliando o atendimento para 36 mil exames por ano. Em 2013, o Piauí fez 14 mil exames desse tipo. Quando os três veículos estiverem ativos, o número de atendimentos irá quase triplicar.
É um projeto que vai salvar vidas de mulheres que não têm acesso ao diagnóstico. Outras duas já estão em Teresina sendo preparadas para entrar em operação”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Mirócles Veras.

“Esse projeto vai atender a faixa etária após os 40 anos, Atingindo uma meta muito maior prevista para o país. Apenas com um carro teremos de 30% a 40% de cobertura”, disse o médico Luiz Aryton, da Fundação Maria Carvalho Santos.
A carreta é equipada com quatro salas, sendo uma dedicada à mamografia, outra para ultrassonografia e uma sala de apoio e educação em saúde. “Os exames serão realizados mediante agendamento em parceria com as secretarias municipais de Saúde, por isso é importante essa parceria.”, afirma Cristiane Moura Fé, superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi.
Os exames de ultrassonografia serão entregues na hora, já as mamografias em 72 horas. “As mamografias serão enviadas a Teresina para a confecção do laudo e, em seguida, é encaminhada novamente ao município, para que chegue na mão do paciente”, explica a superintendente.
De acordo com o secretário da Saúde, o parnaibano Mirócles Veras, em caso de um algum achado nos exames que confirmem o câncer, a paciente será encaminhada para uma unidade de saúde especializada na capital. “O Plano Estadual de Oncologia vai ajudar muito, já que vamos descentralizar o tratamento e até cirurgias para as cidades de Parnaíba, Picos e Bom Jesus. Em Parnaíba, esse atendimento deve começar em 60 dias”, afirma.


Da redação do Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES