Ação começou ainda na madrugada deste domingo (31) na Zona Sul. Acesso ao viaduto foi bloqueado para garantir segurança dos grafiteiros.
Grafiteiros enfrentaram maratona de mais de 15 horas para colorir viaduto (Foto: Patrícia Andrade/G1)
Grafiteiros de Teresina enfrentaram uma maratona de mais de 15 horas para espalhar cor, arte e criatividade pelo viaduto da Avenida Higino Cunha, na Zona Sul de Teresina. A mobilização teve início ainda na madrugada deste domingo (31) e a ideia é que nesta segunda-feira (1º) os teresinenses já possam apreciar os desenhos que agora passam a ilustrar o local. O acesso ao viaduto foi interditado durante todo o dia para garantir a segurança dos grafiteiros.
João Cândido, líder da Revolta da Chibata, foi lembrado nos grafites (Foto: Patrícia Andrade/G1)
Washington Gomes, que assina seus grafites como W.G., foi um dos que começou a desenhar ainda na madrugada. A imagem escolhida pelo grafiteiro chama atenção no viaduto. A expressão imponente do Almirante Negro, como ficou conhecido João Cândido, líder da Revolta da Chibata no Rio de Janeiro, levou mais de 15 horas para ficar pronta.
Mais de 50 painéis foram pintados no viaduto da Avenida Higino Cunha (Foto: Patrícia Andrade/G1)
“Sempre busco nos líderes, principalmente nos afro-brasileiros, a inspiração para os meus desenhos. Estive pensando em João Cândido alguns dias atrás e daí resolvi desenhá-lo aqui. Acho que ficou legal”, disse W.G., que há 10 anos grafita pelas ruas de Teresina.
Daniele Santos, 21 anos, ainda é novata na arte urbana, mas já tem suas preferências e fonte de inspiração. Para ela os animais têm espaço garantido nos poucos muros que já desenhou. No viaduto da Higino Cunha, Daniele resolveu levar uma coruja, símbolo da inteligência, racionalidade e mistério.
“Já vinha treinando a coruja há um tempo e resolvi apostar nela para interagir aqui nesse espaço. Gosto dos animais, mas a gota é minha marca registrada”, destacou.
No paredão há um verdadeiro mix de imagens que têm não somente um apelo estético, mas intelectual.
A grafitagem no viaduto da Avenida Higino Cunha faz parte da programação do 1º Encontro Teresinense de Grafite que contou ainda com seminários, workshops simultâneos com oficinas de grafite Toy Art e de Book para grafiteiros, apresentações de hip hop entre outras atividades ligadas ao universo do grafite.
Patrícia Andrade Do G1 PI