Quatro detentos tentaram fugir da Penitenciária Mista de Parnaíba Juiz Fontes Ibiapina, localizada no Bairro Nova Parnaíba, durante a madrugada desta sexta-feira (17/10) por volta de 01h. Segundo informações de agentes penitenciários, os presos foram avistados por um Policial Militar que trabalha na segurança do presídio, tentando pular um muro lateral. Todos foram recapturados.
Segundo informações do chefe da guarda prisional de plantão, os detentos teriam serrado a grade e o cadeado da cela onde estavam, e em seguida tentaram fugir utilizando o muro. No momento em que o primeiro ainda estava tentando a fuga, um Policial Militar que estava em uma guarita de observação, conseguiu visualizar a ação e efetuou alguns disparos de arma de fogo visando intimidar os criminosos. Com isso, os presos se deitaram no chão e se entregaram. Eles foram identificados por Marcos Sousa Freitas, mais conhecido como “Tubarão”, Israel de Freitas Carvalho, Cesário de Sousa Fontenele Filho, mais conhecido como “Neném”, e Francisco Lucas Pereira da Costa Santos.
Os detentos estavam na triagem, local onde os presos indisciplinados costumam ficar. De acordo com informações dos agentes penitenciários, esta já é a terceira vez que o “Tubarão” tenta fugir do presídio em menos de dois meses. Ele está preso sob a acusação de ter realizado assaltos no final de janeiro de 2012 e por portar um revólver calibre 38 da Secretaria de Segurança do Piauí. Já Israel Carvalho está no presídio desde 2011, quando foi preso acusado de matar um adolescente de 17 anos na praia de Atalaia, em Luís Correia. Cesário Filho foi preso recentemente, acusado de assalto seguido de ameaça de morte. Enquanto Francisco Lucas foi preso no começo deste ano sob a acusação de ter furtado produtos de um supermercado de Parnaíba.
No momento da tentativa de fuga, o Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) articulou uma operação e enviou várias viaturas da Força Tática, Ronda Cidadão, Pelotão de Policiamento de Trânsito (PPTran) e do ostensivo do 2º Batalhão de PM de Parnaíba para as imediações da penitenciária, onde realizaram um grande cerco policial para evitar uma possível fuga. Depois de tudo, os agentes penitenciários realizaram uma contagem entre os quase 400 presos que a unidade prisional possui.
Com uma estrutura que deixa a desejar e com uma superlotação de presos, a Penitenciária Mista de Parnaíba vem se tornando cada vez mais perigosa. Segundo os próprios agentes, a fuga é o resultado da falta de investimentos no sistema prisional do Piauí, já que, segundo eles, são poucos os agentes penitenciários que trabalham nos presídios do estado.
Por Kairo Amaral (Direto do local)