26/10/2014

Eleitores parnaibanos voltam as urnas neste domingo (26)


Quase 100.000,0 (cem mil) eleitores devem voltar às urnas neste domingo (26) em Parnaíba, para escolher, em segundo turno, o futuro presidente da República. Os candidatos a presidente: Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB).


No primeiro turno, Dilma Rousseff (PT) obteve 57,9% total dos Votos 44.188, já, Aécio Neves (PSDB) obteve 22,12% total dos Votos 16.878. No segundo pleito a disputa deve ser mais acirrada, pois apenas dois candidatos disputaram o cargo mais importante do Brasil.

Documentos para votar:
Para votar, é obrigatório que o eleitor apresente um documento oficial de identificação com foto, que pode ser, por exemplo, carteira de identidade ou identidade funcional (como OAB). Também são aceitos certificados de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.
Ainda que não seja obrigatório, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda a apresentação do título de eleitor para facilitar a localização da zona eleitoral e da seção de votação (consulte o número do título e o local de votação).

Nossa equipe visitou algumas escolas eleitorais onde não foi registrado quase nada. Apenas uma pequena confusão foi registrada em uma seção eleitoral localizada na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Onde segundo informações colhidas pela nossa reportagem, um eleitor revoltado teria levantado uma mesa. A PM foi chamada, mais não foi registrada não nenhuma prisão.


Só para lembrar: 48 horas após o encerramento da eleição em segundo turno, nenhum eleitor poderá ser preso caso não esteja enquadrado em nenhuma das três ressalvas. De acordo com o TSE, “a medida restringe a uma única condição prévia a possibilidade de o candidato vir a se afastar da campanha por força de uma ação policial em determinado período do processo eleitoral”.




Por Renato Farias/edição: PHB em Nota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES