07/10/2014

Escritório de Representação do Governo Piauiense em Brasília ganha nova dinâmica



Roger Jacob
O critério técnico adotado pelo Governador Zé Filho para a escolha do gestor do Escritório de Representação do Governo do Piauí em Brasília já rende dividendos e coloca o órgão em destaque como um dos mais atuantes na capital federal. O empresário parnaibano Roger Jacob, ao ser escolhido pelo governador, disse haver recebido dele instruções no sentido de transformar o Escritório num ponto estratégico do governo.
“Além de receber todos os secretários de Estado temos também toda a parte de articulação para trazer recursos para o Estado. E não se trata só da articulação dentro da Esplanada dos Ministérios, mas também temos toda a parte internacional e os contatos com os demais Estados”, destaca Roger Jacob, sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido.que envolve também a área de planejamento.
De acordo com Roger, existe atualmente um assessor parlamentar do governo do Piauí dentro do Congresso Nacional, como há nos Ministérios, para “na hora de construir o orçamento geral da União e as emendas parlamentares nós não nos omitirmos. Antes não havia isso. Dentro do bojo do Orçamento, depender de emendas é muito primário, é o começo. A gente precisa se habilitar em entrar com ações de governo via Ministérios que os valores são outros”, destaca.

Roger Jacob informa ainda que hoje existem para o Piauí entre 300 a 400 milhões de emendas ao Orçamento e uns 300 milhões de empenhos, “o que é muito pouco. Isso é nível de cidade, não de Estado. A gente não conseguiu ocupar espaços dentro do Orçamento da União porque sempre se focou emendas. E precisamos nos capacitar administrativamente para executar melhor recursos federais maiores porque até as emendas têm uma execução muito ruim. Por determinação do Governador Zé Filho a gente luta por ações de Ministérios. Precisamos ser bons nisso. O objetivo é de médio prazo criarmos a capacidade e a competência para gastar os recursos federais. Infelizmente não somos bons nisso”.
“O trabalho que vem sendo feito no Escritório do Piauí em Brasília já suscita comentários dentre as representações de outros Estados, do tipo: vocês em 5 meses fizeram o que não foi feito em outros tempo. Além do mais, como técnico posso dialogar com a bancada sem ser concorrente deles”, pontua Roger, citando que atualmente o Escritório promove um café da manhã mensal, “com ações de institucionalização dentro do Escritório, com chefes de gabinetes da bancada e estamos chamando paralelamente as pessoas dos Ministérios para participar e a gente discutir efetivamente os problemas do Estado e como atuar em conjunto para resolvê-los”.


Fonte: Jornal "Tribuna do Litoral" (Blog do B silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES