A TV Cidade Verde teve acesso a imagens que mostram denúncia de que pacientes da unidade semi-intensiva do Hospital de Urgências de Teresina (HUT) estão ocupando mesmo espaços que cadáveres. O vídeo foi entregue ao repórter Tiago Melo.
As imagens foram registradas através de aparelho celular e mostram corpos envolvidos em pano verde em macas ao lado de pacientes em tratamento. O repórter apurou que o material teria pelo menos 15 dias de gravação.
O vídeo foi assistido pelo secretário Municipal de Saúde (SMS), Aderivaldo Andrade, que negou a veracidade da mídia e revelou que o HUT ainda sofre devido problemas de políticas públicas para a saúde.
“Pode ser uma montagem ou uma gravação antiga. O HUT passa pelo melhor momento da história desde a fundação. Atualmente, são apenas 315 pacientes. Em 1 de janeiro de 2014 eram 550 doentes”, revela o gestor.
O secretário revela, ainda, que o sem melhorias na administração da saúde o problema não será resolvido. A saída seria a implantação de uma central de regulação de leitos públicos mais eficientes no Estado.
“A demanda é maior do que a capacidade de atendimento. Hoje, o município de Teresina gasta 33% da receita corrente líquida para a saúde e não como destinar mais. Agora, Estado e União tem que fazer sua parte”, disse Aderivaldo Andrade.
Lívio Galeno
liviogaleno@cidadeverde.com