PILOTO ABRAÇOU NETO para tentar salvá-lo da queda; empresário teve rosto desfigurado
Segundo o Corpo de Bombeiros, apenas às 8h deste domingo as equipes de resgate foram acionadas. Após um sobrevoo do helicóptero da PM que identificou o local da queda, equipes contaram com a ajuda de moradores da região para abrir o caminho pela mata.
Os corpos foram encontrados nas ferragens do avião. O avô parecia abraçar o neto, o que para os bombeiros, foi uma tentativa de salvar o garoto. Apenas o bico da aeronave foi destruído, e segundo os bombeiros no local, não havia sinais de fogo.
Segundo os bombeiros, pelo trauma nos corpos das vítimas, que tiveram inúmeras fraturas, mesmo com o resgate sendo acionado mais cedo, seria possível encontrar os dois com vida. O rosto do empresário ficou desfigurado. O corpo do menino de 5 anos possuía mais fraturas do que o do avô.
Uma complicada operação foi montada para o resgate dos corpos. O IML não conseguiu entrar na
mata levando as urnas para recolher os corpos. Numa segunda tentativa, o helicóptero da PM tentou içar os corpos com a lona dos bombeiros. Por fim, eles tiveram de ser levados em uma espécie de "rede" improvisada com uma lona e um pedaço de madeira.
Um amigo do piloto, que estava no local, falou com a nossa reportagem, mas não quis se identificar. Ele conta que o ultraleve não pode voar depois de 17h40, pela falta de visibilidade, e que todos imaginavam apenas que o piloto havia ficado apenas sem comunicação. O contato visual da aeronave foi perdido às 17h20, horário que acredita-se que o avião tenha caído.
O major Mendes, que está no local do acidente. O IMl chegou ao local por volta de 11h. O primeiro corpo a ser retirado das ferragens foi o de Lucas e em seguida, o do empresário. O trabalho contou com a mobilização não só dos bombeiros, mas de homens da PM e até populares.
PILOTO CONHECIDO EM TERESINA
Bastante experiente, o piloto, muito querido entre os amantes da aviação no estado. Ele foi um dos que ajudou a criar o Clube de Ultraleve de Teresina. Carlos Brandão era casado com Lúcia e pai da Defensora Pública Ellen Brandão. Ele também era empresário dono da Center Motos. Segundo relatos de amigos, Carlos Brandão era apaixonado pela aviação e tinha uma pista asfaltada em seu sítio, no bairro Redonda, zona Sudeste de Teresina.
O piloto Carlos Brandão ao lado da aeronave que caiu
Com 35 anos de experiência, Brandão era o principal instrutor de ultraleves em Teresina. Amigos e a própria polícia, veem como pequenas as possibilidades de falha humana. "Era um piloto experiente", diz o Major Mendes. A perícia no local foi realizada, mas até o momento nada pode ser afirmado de conclusivo. Pelo porte da aeronave, a Anac não é responsável pela investigação deste acidente. No caso, durante o inquérito a Polícia Civil poderá solicitar apoio de informações com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Fonte: 180
REPÓRTER: Liliane Araújo - Direto do local do acidente
Publicado Por: Daniel Silva