Polícia Federal abriu inquérito nesta quinta (13) para investigar o caso. Estudantes denunciaram que tema da prova caiu na internet 1h13 antes.
A Polícia Federal no Piauí instaurou nesta quinta-feira (13) inquérito para investigar o suposto vazamento da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estudantes denunciaram que teriam recebido pelo aplicativo Whatsapp às 10h47 do domingo, uma hora e 13 minutos antes da aplicação do teste, uma imagem contendo o tema da redação. Segundo a PF, foi solicitada a perícia do celular do candidato que fez a denúncia e de outros envolvidos no caso.
Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, "não existe qualquer indício" de que o tema tenha vazado, mas reforçou que a denúncia será apurada "com rigor".
O ministro da Educação, Henrique Paim, disse nesta quinta-feira (13) que o MEC está "seguro de que o processo está sendo muito bem conduzido e ao longo desse período todo de aplicação da prova, não tivemos nenhum problema."
De acordo com relato do estudante piauiense Jomásio Barros, de 17 anos, que procurou a Polícia Federal nessa quarta-feira (12) para fazer a denúncia, uma imagem com o tema da redação circulou nas redes sociais horas antes da aplicação da prova no domingo (9). O estudante se disse "indignado" com o caso.
PF investiga suposto vazamento na prova de redação do Enem (Foto: Gilcilene Araújo/G1)
“Resolvi procurar a polícia porque as pessoas têm me xingado bastante depois que eu fiz o vídeo denunciando o vazamento. Para mim, o Enem perdeu a credibilidade”, afirmou o estudante que fez o exame no Colégio Machado de Assis, em Picos, Sul do Piauí.
Na superintendência da PF em Teresina, Barros conversou por mais de uma hora com um delegado, que apreendeu seu celular para a realização da perícia.
O estudante voltou à sede da Polícia Federal no final da manhã desta quinta-feira onde prestou depoimento.
Leia na íntegra a nota enviada pela Polícia Federal:
"A Polícia Federal instaurou inquérito policial, nesta quinta-feira (13), para apurar a veracidade ou não dos fatos ocorridos no Piauí, envolvendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Foi solicitada a perícia do celular do aluno denunciante e todos os envolvidos no caso já estão sendo ouvidos neste estado".
Do G1 PI