Barragem possui seis comportas e um lago de 352,2 km².
O lago da Barragem de Boa Esperança, localizada no município de Guadalupe, a 298 quilômetros ao sul de Teresina, está com apenas 14% de sua capacidade. Apesar do baixo volume de água, a situação é considerada normal pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). De acordo com o gerente regional da companhia, Airton Feitosa, neste momento o reservatório passa por um esvaziamento proposital em virtude do período chuvoso, que já começou na região.
"Todos os anos temos que deplecionar (reduzir) o volume de água do reservatório para quando as chuvas se intensificarem termos como acumular água e manter uma margem de segurança", afirma.
Apesar de estar só com 14%, a Chesf garante que não há possibilidade de a geração de energia ser prejudicada no estado. "Nunca tivemos nenhum problema de não operar as máquinas e gerar energia por falta de água", tranquiliza o gerente.
Segundo Airton Feitosa, todos os anos o reservatório chega a 100% de sua capacidade, mesmo o Piauí tendo enfrentado nos últimos anos severas estiagens. "Já começou a chover, embora tenha dado uma parada nos últimos 20 dias. O período úmido se torna mais presente entre dezembro e o final de abril", explica o gerente.
Construída em 1964, Boa Esperança possui um vertedouro dotado de 6 comportas e vazão máxima de 12.000 m³/s. A área do reservatório é de 352,2 km².
Airton Feitosa, gerente regional da Chesf no Piauí
A Chesf está construindo mais uma subestação na capital, a Teresina III, nas tensões de 230 e 69 kV e potência final de 800 MVA. A primeira etapa da obra, que compreende a oferta de 400 MVA, tem previsão de energização prevista para junho de 2015. A expectativa da companhia é que a oferta de energia em Teresina seja duplicada.
Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com