A lagoa ameaça desaparecer
A Lagoa do Portinho, localizada ao leste de Parnaíba, está bem próxima de sua extinção. A ausência de chuvas, a construção de barragens de propriedade particular e o fechamento de canal de águas da maré por dunas estão nas principais causas do definhamento daquela lagoa.
Diante disso, alunos do curso de Turismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Parnaíba, realizaram um manifesto na tarde desta quinta-feira (18/12) na lagoa, onde apontaram as deficiências, chamaram a atenção do poder público e realizaram a dança da chuva como protesto.
Segundo o empreendedor Aloísio Soares, um dos principais motivos da lagoa esta findando está na construção de represas para criadouro de peixes no leito do rio Portinho. Disse ainda que quando uma das barragens transbordou houve um aumento no volume de água. Soares disse que entendimento junto aos órgãos competentes foram buscados, mas a lagoa está próxima de acabar. “Uns dizem que não tem pessoal, outros dizem que não estrutura”, lamentou Aloísio.
Foto: Arquivo
Dyeles Dias, que trabalhava com os passeios oferecidos aos turistas em uma Banana Boat, destacou os problemas climáticos e o fechamento de um canal da maré e que também ajudava na manutenção natural da lagoa. “As pessoas dos bares pediram aos órgãos responsáveis para que liberassem um o trator para abrir novamente o canal e eles falaram que não sabiam o que podia acontecer se o fizesse”, enfatizou Dias.
O outro agravante que está a construção de represas que atrapalham o fluxo de águas no Portinho e a situação tem prejudicado um dos cartões postais mais importantes de Parnaíba. Somente alguns olhos d´água tem mantido uma pequena parte das águas. “É tudo por egoísmo de poucas pessoas, por benefício próprio, que estão danificando um espaço público”, desabafou Dyeles Dias.
Daniel Santos para o Proparnaíba.com