As praias do litoral piauiense têm recebido um grande número de turistas neste período de alta temporada. A praia de Atalaia, localizada na cidade de Luís Correia, a 365 km da capital Teresina, é o local onde há o maior fluxo de visitantes. Mas, uma situação tem incomodado os turistas. Trata-se da quantidade de animais que tem circulado pela beira mar.
Estes visitantes têm denunciado que no local, não há fiscalização alguma quanto à circulação desses animais e ao uso indevido deles para fins comerciais. Á beira mar, animais são expostos ao sol escaldante, onde são submetidos a puxar charretes e circular na areia quente da praia sem nenhum cuidado mínimo para sua proteção.
Hoje, os maus-tratos podem ser criminalizados, já que os animais são seres que possuem características semelhantes aos humanos e estão sujeitos a sensações muito parecidas, o que nos deve tornar mais sensíveis no trato com eles.
O poder público municipal e estadual tem responsabilidade sobre o que tem ocorrido na praia, já que nem placas que proíbam a circulação de animais existem no local. Além disso, seria necessário uma fiscalização para coibir estas práticas. Este é um problema de saúde pública que afeta não só os animais, mas todos os que possuem bom senso.