30/12/2014

Sem estoque, Banco de Leite do PI deixa de atender até 67% dos bebês

Atualmente, a maternidade tem 65 bebês necessitando de leite para se alimentarem

Com um estoque muito reduzido, o Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa, zona Sul de Teresina, está deixando de atender pelo menos 67% da demanda diária do local. Atualmente, a maternidade tem 65 bebês necessitando de leite, mas apenas 21 estão sendo atendidos e os outros 44 estão sendo alimentados com leite especial, mas que não se compara ao leite materno. A escolha de quem recebe ou não o leite vai pela gravidade do estado de saúde de cada recém-nascido.

De acordo com a nutricionista do Banco de Leite, Elizabeth Araújo, o banco conta, atualmente, com apenas 15 litros de leite, sendo que diariamente são necessários entre oito e 10 litros para suprir toda a demanda da maternidade. Com a queda no estoque, apenas um litro de leite está sendo utilizado por dia.

"Precisamos alimentar os recém-nascidos de três em três horas. Atualmente, estamos usando um litro de leito materno e os outros nove litros são com leite especial, mas que estão muito distantes do leite materno. Estamos enxugando ao máximo a liberação dos leitos para conseguir enfrentar este período de baixa", afirma Elizabeth.

A baixa no estoque é um problema, mas, no final do ano, a situação fica ainda mais grave, porque muitas mães doadoras viajam ou fazem outros compromissos no período. "Somente hoje [ontem] deixamos de recolher o leite de duas mães, que falaram que não poderiam doar. Essas baixas nos deixam ainda mais preocupados", afirma a nutricionista.

A falta do leite materno para os recém-nascidos pode acarretar problemas de sobrecarga dos rins e atrapalha ainda na recuperação das doenças, uma vez que a maioria dos bebês que precisa tomar leite sofre de alguma patologia.

Para quem tem leite em excesso, a nutricionista Elizabeth Araújo alerta que a doação faz bem para a mãe e para mais ainda para os bebês que irão receber o leite. Os sinais de leite em excesso são dores da mama, incômodo ao levantar o braço, vazamento de leite sem esforço e peso excessivo.

Fonte: Jornal Diário do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES