O adereço é usado pelo governador por ocasião de sua posse ou transmissão do cargo, ou ainda em solenidades especiais

Para o governador eleito, o senador Wellington Dias (PT), a diferença de assumir o cargo pela terceira vez é percebida somente na idade, pois “estou mais velho (risos)”. Mas os desafios continuam, apesar das dificuldades hoje serem outras e mais algumas. Sobre retirar a faixa do peito e repassar para o sucessor, o petista relembra, mas limita-se a sorrir. Contudo acena afirmativamente com a cabeça quando questionamos que sem a faixa muita coisa muda. “Não posso negar que é um sentimento de alívio, de dever cumprido, só peço a Deus que em 2018 eu tenha o mesmo sentimento”, ressalta.
De acordo com as descrições e características da faixa governamental do chefe do Poder Executivo do Piauí, o adereço é usado pelo governador por ocasião de sua posse ou transmissão do cargo, ou ainda em solenidades especiais, tais como: outorga de condecorações, instalação de municípios e recepções na sede do Executivo estadual, bem como em solenidades especiais a critério do Cerimonial do Governo.

A faixa é confeccionada em gorgorão de seda, com as cores total ou parcial, da bandeira do Piauí (verde e amarelo), tendo na altura do peito o brasão do Estado. A faixa é colocada em sentido transversal, a partir do ombro direito do governador, descendo à altura do quadril esquerdo. A largura da faixa será de aproximadamente 10 cm e ficará sob a guarda do cerimonial do Governo do Estado.
Fonte: O Olho/Repórter: Thamirys Viana