A Polícia Militar de Parnaíba está de cara nova. O comando do 2º Batalhão Major Osmar, continua sob a responsabilidade do tenente-coronel Costa Lima, que anunciou mudanças operacionais. A partir de agora, o Major Gerson Reis passa a assumir o sub-comando operacional do 2º BPM.
“O coronel Costa Lima com uma ideia pioneira, convida a gente para lhe auxiliar diretamente na operacionalidade. Enquanto isso, outro oficial ficará ligado apenas na parte administrativa do batalhão”, afirmou o Major Gerson, que estava atuando na Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTur) e já foi diretor da Penitenciária Mista de Parnaíba Juiz Fontes Ibiapina.
Já o capitão Jorge Mineiro assume o comando da 2ª Companhia Destacada de Policiamento Comunitário – Ronda Cidadão. “Iremos operacionalizar mais as ações. Queremos desenvolver um trabalho em conjunto com o 2º BPM, onde iremos intensificar mais ainda os trabalhos na grande área do Bairro Piauí”, disse.
Mas uma mudança mais radical pode centralizar as ações da Polícia Militar em Parnaíba. Pois está sendo estudada a possibilidade do quartel do 2º Batalhão da PM ser transferido do Conjunto Joaz Sousa para o Tiro de Guerra 10-012. Segundo o tenente-coronel Costa Lima, a mudança deverá garantir mais articulação por conta da centralidade da corporação no centro urbano e os atiradores terão um espaço maior para as suas atividades.
“O que está sendo feito é um estudo de situação para analisarmos a viabilidade. Pra gente há possibilidade, mas não sabemos se também há para o Exército. Se essa mudança acontecer, estaríamos centralizando as nossas atividades. Às vezes me perguntam se não seria melhor descentralizar, no entanto a unidade gestora tem que estar mais centralizada para que se precisarmos sair para qualquer local da Parnaíba, tudo será mais rápido. Onde estamos hoje, no Joaz Sousa, acabamos ficando no cantinho da cidade”, explicou o comandante do 2º BPM, Costa Lima.
A informação já repercute na categoria, onde membros receberam a notícia com antipatia. Já outros acreditam que a mudança para a Avenida São Sebastião trará mais agilidade nas intervenções. O batalhão Major Osmar foi fundado no dia 3 de outubro de 1963.
Fonte: PCN/Por Kairo Amaral