Em visita ao litoral do Piauí, o novo diretor de polícia técnico-científica do Estado, o legista Antônio Nunes, informou que em breve o Instituto Médico Legal de Parnaíba estará com os problemas resolvidos. O posto avançado do IML da cidade, localizado no Bairro Frei Higino, ficou sem energia elétrica neste mês de janeiro durante mais de uma semana. Outro problema é o gerador de energia que não funciona e as geladeiras utilizadas para a conservação de corpos que se encontram queimadas há vários meses.
De acordo com Antônio Nunes, com a mudança de governo foi solicitado um diagnóstico da real situação da Polícia Científica no Estado. O relatório foi repassado para a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, bem como para o Governo Federal. Em curto prazo, o legista afirma que os problemas do IML de Parnaíba serão solucionados com os reparos já autorizados pela Secretária Interina de Segurança, Eugênia Villa.
“Já conseguimos que o problema da energia elétrica fosse resolvido. Agora temos que consertar pelo menos uma das geladeiras para que possamos ter aonde guardar os cadáveres. O técnico responsável por isso nos garantiu que tem condições de fazer e que o reparo não leva muito tempo. Em Teresina, temos três geladeiras novas de congelamento ultramodernas que vieram do Governo Federal, que já estamos viabilizando para trazê-las para Parnaíba”, afirmou Antônio Nunes.
Durante a visita ao prédio do IML de Parnaíba, Nunes conheceu um terreno que foi doado pela Secretaria de Saúde para que seja implantado o Núcleo de Criminalística na região norte. “Em longo prazo a gente pensa na questão da expansão do IML. Com a doação deste terreno, queremos construir o Núcleo de Criminalística. Pois, muito breve, teremos aqui além dos peritos médicos legais, oito peritos criminais que foram concursados para Parnaíba e já se encontram na Academia de Polícia”, afirmou.
Atualmente, o Instituto Médico Legal de Parnaíba é coordenado pelo legista Klécio Carvalho de Araújo, e é responsável por atender os municípios de Joaquim Pires, Buriti dos Lopes, Caxingó, Caraúbas, Murici dos Portelas, Bom Princípio do Piauí, Cocal dos Alves, Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande do Piauí e Cajueiro da Praia.
Fonte: PCN/Por Kairo Amaral