19/01/2015

Programa reduz em 80% total de usuários na Cracolândia, diz Prefeitura

Programa de assistência social 'De Braços Abertos' completou 1 ano. 1.500 usuários por dia circulavam na região e agora são 300, diz Prefeitura.


Usuários incluídos no programa Braços Abertos, fazem limpeza na região conhecida como Cracolândia em janeiro de 2014 (Foto: Dario Oliveira/Futura Press/Estadão Conteúdo)

O programa “De Braços Abertos”, implementado pela Prefeitura de São Paulo na Cracolândia, completou um ano em janeiro e reduziu em 80% o fluxo de dependentes químicos no Centro de São Paulo, segundo dados são da Secretaria da Saúde.

Desde janeiro de 2014, o programa social paga R$ 15 por dia trabalhado aos dependentes químicos da Cracolândia. Os usuários fazem trabalhos de zeladoria, moram em hotéis da região e fazem três refeições diárias.

A região chegou a concentrar 1.500 usuários diariamente entre a Alameda Cleveland com a Rua Helvétial, onde atualmente circulam 300 pessoas em média. Com isso, os dados sobre a criminalidade também tiveram queda na região, de acordo com a secretaria.

Aliado à presença mais ostensiva da polícia na região, o programa contribuiu para diminuir em 80% os roubos de veículo e de 33% no furto em relação a 2013, ainda segundo a pasta. O número de prisões na região aumentou em 83%, número impulsionado pelas detenções por tráfico de drogas.

No entanto, os barracos montados nas calçadas, que haviam sido retirados no início do ano passado, voltaram ocupar as vias públicas .

A Prefeitura diz ter realizado mais de 54 mil atendimentos de saúde aos dependentes químicos. Foram 9.668 atendimentos médicos aos beneficiários do “De Braços Abertos”, sendo 2.787 atendimentos médicos de rotina e 6.881 realizados pelas equipes multidisciplinares. Além disso, foram realizadas 21.145 abordagens nos locais onde alguns usuários se concentram para consumir drogas e 21.246 acompanhamentos dos usuários.

Neste mês, o programa conta com 453 usuários cadastrados, sendo 286 homens e 167 mulheres. Eles são acompanhados pelas equipes de assistência social, saúde, cultura, esporte e lazer da Prefeitura.

Um ano do programa “De Braços Abertos” em números
453 beneficiários cadastrados
54 mil atendimentos de saúde aos dependentes químicos
599 atendimentos odontológicos
21 beneficiários em processo de autonomia e trabalhando fora do programa.
321 trabalhando no serviço de varrição de ruas e limpeza de praças
490 pessoas conseguiram novos documentos
Redução de 80% no fluxo de usuários a longo dos últimos 12 meses
2.486 pedras de crack apreendidas pela GCM

Do G1 São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES