30/01/2015

Prouni encerra o prazo de inscrições; resultado sai nesta segunda

Foto divulgação

Foram ofertadas mais de 213 mil bolsas em instituições particulares.

O Ministério da Educação encerrou na noite desta quinta-feira (29) as inscrições para a edição do primeiro semestre de 2015 do Programa Universidade para Todos (Prouni). Neste ano, o sistema ultrapassou a marca de 1,4 milhão de candidatos a poucas horas do fim das inscrições, e bateu o recorde da edição do primeiro semestre de 2013, quando chegou a 1,2 milhão de candidatos. O resultado com os aprovados em primeira chamada sairá nesta segunda-feira (2). A segunda chamada será em 19 de fevereiro.
Pelo balanço parcial, o Piauí teve 25.028 inscritos, sendo ofertadas 1.459 bolsas.

Veja abaixo a relação por Estado:

Fonte: MEC

De acordo com um balanço parcial divulgado pelo Ministério da Educação, às 18h desta quinta, o sistema registrava 1.408.944 candidatos. São Paulo, com quase 250 mil inscritos, liderava a lista de participantes (veja ao lado o balanço de bolsas ofertadas e candidatos inscritos em cada estado). Nesta edição, são ofertadas 213.113 bolsas, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais. Há bolsas em 30.549 cursos e em 1.117 instituições de ensino superior privadas.

Formação de turma
A bolsa do Prouni só poderá ser concedida caso haja formação de turma no período letivo inicial do curso, o que ocorrerá somente se houver o número mínimo necessário de alunos matriculados.

Os candidatos pré-selecionados para cursos nos quais não houver formação de turma serão reprovados, terão direito à bolsa apenas se já estiverem matriculados no respectivo curso.

Prouni x Sisu
O Prouni é uma alternativa para os alunos que não são aprovados nas universidades públicas pelo Sisu.

O programa concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Mesmo quem é aprovado no Sisu em uma universidade pública em outra cidade ou estado, mas não pode se mudar, costuma optar por fazer uma faculdade particular em seu município com bolsa do Prouni.

O candidato pode se inscrever no Sisu e no Prouni, desde que atenda aos critérios do programa.

Mas, caso seja selecionado nos dois programas, terá de escolher entre a bolsa do Prouni e a vaga do Sisu.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES