Após encontros com o secretário de Governo Merlong Solano, com o secretário interino de Educação e com a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Piauí- SINTE, a comissão representante dos professores aprovados no último concurso da Seduc foi ao Palácio de Karnak para uma reunião na tarde desta quarta-feira (21/01).
De acordo com representantes, a reunião era para colocar em pauta a reivindicação da nomeação de alguns professores aprovados em concurso que não aconteceu.
Ao chegar no local e horário combinado, os professores tiveram suas entradas barradas com o argumento de que não estavam em pauta e que não iriam recebê-los. Os professores alegam terem ficado do lado de fora do palácio sem a realização da reunião.
De acordo com a professora Érica Brito, que foi ao palácio de Karnak, o SINTE não fez nada para garantir a entrada dos professores e o governo ainda não deu nenhuma posição sobre a reivindicação. "O SINTE não fez nada para garantir a entrada de nós professores e ainda fez corpo mole. É importante deixar claro que até agora o governador não nos deu nenhuma posição sobre nossas reivindicações', disse.
Em protesto realizado na manhã da última segunda-feira (19/01), o membro da comissão dos professores concursados 2014, Rodrigo Oliveira, afirmou que o mais grave nessa luta dos professores é a falta de engajamento do Sindicato dos Servidores em Educação do Estado – SINTE-PI. Os manifestantes disseram que Sindicato não tem dado o apoio necessário, assim desmerecendo o classe.
“Já fomos 3 vezes ou mais pedir apoio ao SINTE-PI e até agora não tivemos um diálogo com a presidente. O que nós escutamos do SINTE e que eu acho um absurdo é que o SINTE representa apenas os professores que são filiados e na verdade o Sindicato deve representar a categoria. Então não é um forma inteligente do SINTE, não engajar nesse movimento”, disse o membro da comissão dos professores concursados.
Fonte: Click Parnaíba