Zacarias Gondim criou campanha arrecadando dinheiro para tratamento. Skatista é investigado por fraude de documento público e estelionato.
Skatista investigado por fraude e estelionato é conduzido para delegacia (Foto: Catarina Costa)
Após a Polícia Civil apontar como fraudulenta a campanha de financiamento para tratamento de leucemia criada pelo skatista Zacarias Gondim, de 20 anos, a Associação Teresinense de Skate (ATS) divulgou uma nota de repúdio ao jovem. Ele chegou neste sábado (21) a dar entrada no Hospital de Urgência de Teresina, mas após exames foi conduzido por policiais civis à Delegacia Geral para prestar depoimento.
Zacarias é investigado por fraude de documentação pública e estelionato. Ao sair do hospital, o jovem revelou ao G1 ter fraudado o laudo médico que apontava leucemia aguda e que irá devolver todo o dinheiro arrecadado na campanha. "Agora eu vou responder pelo o que fiz. Foi um ato de despero, pois não sei o que tenho", declarou.
Apesar do fato ter gerado revolta entre as pessoas que doaram o dinheiro para campanha, o delegado geral da Polícia Civil, Riedel Batista, declarou que ainda não há mandado de prisão expedido contra o skatista, mas apenas investigações em andamento.
Ainda de acordo com o delegado, várias vítimas registraram boletim de ocorrência neste sábado e elas começarão a ser ouvidas na segunda-feira (23).
Confira a nota na íntegra:
A Associação Teresinense de Skate – ATS vem a público, em nome dos skatistas de Teresina e região, diante dos acontecimentos envolvendo o jovem Zacarias Gondim Lins, manifestar repudio e indignação com as atitudes tomadas pelo mesmo.
Zacarias iniciou sua vida como skatista na pré-adolescência, por volta do ano 2006 na região do bairro Dirceu. Dada sua condição de vulnerabilidade e risco social, o mesmo foi prontamente assistido por skatistas que integram a ATS. Zacarias é de família pobre, criado pelos avós, não tinha contato com o pai e recebia apenas uma assistência material da mãe, que era uma pessoa doente, ele vivia na rua em busca de diversão e encantou-se com o skate quando a ATS organizou eventos na região do bairro Dirceu.
Ele é mais uma vítima da nossa sociedade doente formada por projetos familiares falidos. Zacarias, o menino magrinho sempre risonho e cheio de energia que conhecemos no passado, transformou num grande mentiroso. Desde sempre percebia-se que aquele menino guardava no peito uma vontade de ter coisas que sua família não podia lhe dar, mas os amigos mais próximos sempre buscavam lhe encorajar para os estudos, para o trabalho e para o esporte, porque amigo sempre confia no amigo.
Ontem, quando veio a tona a notícia de possível fraude, todos os amigos e conhecidos relutaram em acreditar, porque nenhum skatista que soube da suposta doença de Zacarias cooperou para essa farsa, mas todos foram vítimas desse jovem desequilibrado que o Zacarias tornou-se. Ele ludibriou e enganou a todos, até mesmo os amigos mais íntimos que chegaram a procurar a ATS para que nos posicionássemos e buscassemos formas de oferecer ajuda.
A diretoria da ATS é formada por jovens batalhadores, muitos já pais de família, e todos estávamos sensíveis ao problema de Zacarias, mas aguardávamos o momento certo para ajudar. Hoje aconteceria um evento em São Luís-MA, organizado por Skatistas Maranhenses com o objetivo de angariar fundos para ajudá-lo. Graças a Deus que a farsa veio à tona e os amigos maranhenses e toda a sociedade foi poupada do vexame e de uma tragédia maior, porque skatistas não são atletas, skatistas são crianças, jovens e adultos que tem no peito uma vontade enorme de superação e formamos uma grande família espelhada pelos quatro cantos do mundo.
Gostaríamos de manifestar nossa tristeza com relação a divulgação dos fatos como a vinculação do nome 'skatista', pois isso fere a imagem dos esportistas e do esporte que tem feito uma diferença positiva em nossa sociedade e reafirmamos aqui que nenhum cidadão skatista colaborou ou apoia ideias e atitudes desvirtuadas como essa. E que o mesmo caiu na cilada da cobiça e por fraqueza de caráter, não por ser um skatista.
Do G1 PI
Nenhum comentário:
Postar um comentário