Pages - Menu

20/02/2015

Campanha #AjudaZac é uma fraude, aponta delegado geral

Campanha para ajudar Zacarias Gondim, skatista com leucemia, é uma fraude, segundo aponta o Delegado Geral Riedel Batista

Farsa! Assim o delegado geral Riedel Batista resumiu o caso do garoto Zacarias Gondim, o skatista que dizia ter leucemia.

A história, que surgiu a partir de uma postagem nas redes sociais, conta que o skatista piauiense foi diagnosticado com leucemia mieloide aguda, um tipo de câncer nas células do sangue e na medula óssea. Com isso, uma campanha foi iniciada para que 'Zac' pudesse tratar sua doença em São Paulo, com um transplante de medual óssea. A imprensa piauiense e O Olho também acreditaram na história de Zazarias Gondim e chegou a publicar reportagem sobre o tema na manhã desta sexta-feira (20).
Laudo assinado por Karina Nava Almeida é apontado como falso pelo delegado geral / Foto: Reprodução

No entanto, no início da tarde desta sexta-feira (20/02), o delegado geral Riedel Batista informou - em ligação ao vivo ao programa Agora, da TV Meio Norte - que o caso não passa de uma farsa. Segundo o delegado, o laudo apresentado por Zacarias, com a assinatura da médica Karina Nava de Almeida, é falsificado. A médica entrou em contato com a polícia ao ter conhecimento do laudo e apontou a falsidade do documento.
Com cópia de receituário, Zacarias Gondim aponta que 'só morfina alivia sua dor' / Foto: Reprodução / Facebook

O caso é tratado a partir de agora pela polícia como estelionato, quando tenta-se  "obter, para si ou para outro, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém emerro, mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento", de acordo com o artigo 171 do Código Penal Brasileiro.

O Olho tentou entrar em contato com Zacarias Gondim pelo telefone que foi divulgado em seu Facebook. No entanto, as ligações não foram antedidas e nenhuma mensagem foi respondida até o momento da publicação da matéria.
Assista pedido de ajuda de Zacarias Gondim em vídeo:
REPERCUSSÃO NAS REDES SOCIAIS
Assim que as primeiras notícias da fraude na campanha foram divulgadas, pessoas que haviam se sensibilizado com a história de Zacarias Gondim se revoltaram e passaram a repercutir o caso.
Em seu perfil no Facebook, onde por diversas vezes relatou sua doença, Zacarias recebeu comentários indignados: "Eu espero do fundo da alma que tudo seja um mal entendido, colega... A polícia ainda está apurando o caso, nada foi comprovado. Mas caso seja,... ficaríamos muito decepcionados com você", contou uma das pessoas.


Indignados, pessoas comentam no perfil de Zacarias Gondim sob a suposta fraude em sua campanha / Foto: Reprodução / Facebook

"Também espero que seja mentira dele! assim ele vai ter uma chance de se arrepender dessa mentira e de problemas passados...E um jovem rapaz, bonito e tem um futuro longo...só deve se direcionar as coisas boas que a vida oferece,na honestidade e no amor porque o dinheiro não é tudo na vida e quando ele não vem abençoado por Deus só atrai desgraça!"(sic), declarou outra usuária.
Quem doou para ajudar o rapaz pede o dinheiro de volta:  "Po Zacarias Gondim acabou de passar na TV que é falso isso e eu doei na maior das boas intenções. Quero meu dinheiro de volta."
Foto: Reprodução / Facebook

AMIGOS DEFENDEM O JOVEM
Na contra-mão daqueles que apontam a fraude de Zacarias Gondim estão os amigos do jovem. Também utilizando as redes sociais, pessoas que se dizem próximos ao garoto tentam defendê-lo das acusações e fraude e tentam continuar dando apoio a Zac: "Só quem está perto do zaca sabe o que ele está passando...  quem conhece o Zaca realmente sabe que ele não brincaria com isso", conta um dos usários.
Foto: Reprodução / Facebook

Fonte: O Olho

Nenhum comentário:

Postar um comentário