Minecraft: conheça a históra e as diferentes versões do jogo que já rendeu US$ 2,5 bilhões
Minecraft fez tanto sucesso que recebeu diversas versões diferentes (Foto: VG247)
Minecraft é um jogo eletrônico tipo sandbox e independente de mundo aberto que permite a construção usando blocos (cubos) dos quais o mundo é feito. Foi criado por Markus "Notch" Persson. O desenvolvimento de Minecraft começou por volta do dia 10 de maio de 2009. A jogabilidade foi baseada nos jogos Dwarf Fortress, Dungeon Keeper e Infiniminer.15 Foi vencedor do prêmio 2011 de jogos independentes.
Minecraft é um jogo basicamente feito de blocos, tendo as paisagens e a maioria de seus objetos compostos por eles, e permitindo que estes sejam removidos e recolocados em outros lugares para criar construções, empilhando-os. Além da mecânica de mineração e coleta de recursos para construção, há no jogo mistura de sobrevivência e exploração.
Jogar Minecraft é usá-lo como ferramenta criativa. Não há forma de vencer em Minecraft, uma vez que não há objetivos requeridos e enredo dramático que necessite ser seguido.Os jogadores passam a maior parte de seu tempo simplesmente minerando e construindo blocos de material virtual, daí o nome do jogo.Uma vez que os jogadores tenham coletado e construído um inventário suficiente de recursos, eles usam estas aquisições virtuais para conceber casas e paisagens, muitas vezes construindo todos os tipos de estruturas de blocos.
Também vendeu mais de 1 milhão de cópias no dia 12 de janeiro de 2011, pouco depois da versão Beta do jogo ter sido lançada. Notch diz que mesmo com o jogo lançado, o jogo receberá constantes atualizações.Mais de 11 milhões de usuários únicos se cadastraram no site oficial do jogo, dos quais 25% compraram o jogo. Ainda na versão Beta alcançou mais de onze milhões de registros, e vendas de quase três milhões.
Em 15 de setembro de 2014 foi anunciada a compra do jogo (juntamente com a empresa produtora, Mojang) pela Microsoft por US$2,5 bi.
Com tanto sucesso, a franquia se fragmentou um pouco em várias versões e possui particularidades dependendo da plataforma.
Fonte: techtudo.com.
Com informações de Wikipedia
Click no link abaixo e confira todas as edições diferentes de Minecraft e seus detalhes.
Minecraft (PC)
Apesar de sua grande popularidade nos videogames, Minecraft nasceu nos PCs e continua tendo os computadores como plataforma base. Todas as novidades são antes adicionadas à versão para PC, para só então serem desenvolvidas também para os consoles. Isso significa que o game para PC está sempre na frente e, inclusive, em alguns casos, algumas vantagens permanecem exclusivas para computadores.
Outra ponto positivo unicamente da versão PC é que você pode instalar mods, modificações criadas por usuários que adicionam as mais variadas loucuras ao mundo de Minecraft. Existem mods para melhorar os gráficos, mods que trazem mais itens para serem produzidos, mais criaturas e, obviamente, aqueles que introduzem séries famosas, como Pokémon ou Super Mario.
A versão PC de Minecraft apresenta gráficos superiores em maior resolução (Foto: Reprodução/Minecraft Forum)
Minecraft (Xbox 360 e PlayStation 3 Edition)
A primeira conversão de Minecraft para os videogames foi no Xbox 360, seguida pelo lançamento para PlayStation 3. No entanto, apesar de receber atualizações constantes para tentar alcançar a versão PC, o jogo para videogames não possui todos os elementos disponíveis no computador.
Existem algumas limitações técnicas na edição para consoles de Minecraft, como um mundo de jogo um pouco limitado e uma certa névoa que impede o jogador de enxergar muito longe. Porém, uma das vantagens é a possibilidade de jogar cooperativamente em um mesmo videogame com tela dividida.
Um detalhe que vale a pena mencionar é que a Microsoft tem exclusividade temporária sobre alguns conteúdos que são lançados para Minecraft nos consoles. Sempre que há pacotes de personagens, eles ficam um tempo exclusivos do Xbox 360 e Xbox One. As edições PlayStation tentam compensar com personagens exclusivos da própria Sony.
Minecraft no Xbox 360 e PlayStation 3 tem limitações técnicas, mas diverte como no PC (Foto: Reprodução/Minecraft Forum)
Minecraft (PS Vita Edition)
A versão do PS Vita é basicamente a mesma do PlayStation 3, e até recebe atualizações simultâneas. Porém, ela não é exatamente a mesma edição. Além de controles diferentes, os quais compensam a falta de botões do portátil e utilizam a tela de toque, a versão Vita tem seus próprios problemas. O tamanho do mapa é o mesmo do PlayStation 3, uma vitória para o aparelho, porém às vezes isso causa lentidão quando há muita coisa em tela e principalmente quando a ação fica intensa em batalhas.
Minecraft (Xbox One e PlayStation 4 Edition)
Entre as versões para videogames de Minecraft, as melhores são as do PlayStation 4 e Xbox One. Para fins de comparação, os mundos nessas edições são 36 vezes maiores do que as do Xbox 360, PlayStation 3 e PS Vita, além de permitirem que jogadores enxerguem ainda mais longe.
Uma grande vantagem para os usuários que já investiram muitas horas nos outros consoles é que seu progresso pode ser transferido da geração passada para a nova, e seus mundos automaticamente serão aumentados para o novo limite. No entanto, uma vez tendo seu mundo aumentado, ele nunca mais poderá ser passado de volta para os velhos consoles.
Minecraft no Xbox One e PlayStation 4 tem mundos maiores e permite enxergar mais longe (Foto: Reprodução/Eurogamer)
Minecraft: Pocket Edition (iOS, Android, Windows Phone)
A Pocket Edition é uma edição reduzida de Minecraft para smartphones e tablets, sendo compatível com sistemas iOS, Android e recentemente Windows Phone. Inicialmente, ela trazia apenas o modo Creative para construir, mas a pedido dos fãs recebeu também o modo Survival com monstros.
Há um certo nível de praticidade na Pocket Edition devido à acessibilidade dos aparelhos, porém existem muitos problemas. Ela é a versão mais atrasada, com menos atualizações do que as edições para consoles, seu mundo é o menor de todos e, tecnicamente, não é muito otimizada.
Minecraft: Pocket Edition traz o jogo para iOS, Android e Windows Phone com limitações (Foto: Reprodução/CineWap)
Minecraft Story Mode
Este é um novo game da franquia Minecraft que não tem conexão direta com os outros títulos. Trata-se de um jogo de aventura episódico, do gênero de apontar e clicar. Ele está sendo produzido pela Telltale Games, conhecida pelo seu trabalho com The Walking Dead, Game of Thrones, e vários outros jogos baseados em séries famosas. Por enquanto, ainda não foi revelada a história e nem a plataforma em que ele será lançado.
Minecraft: Story Mode será um jogo de aventura episódico da Telltale Games (Foto: Reprodução/Kotaku)
Minecraft Snapshot (PC)
Além das várias atualizações que deixam a versão PC de Minecraft à frente das edições dos consoles, há ainda um elemento extra para jogadores apressadinhos, chamado Snapshot. Enquanto os programadores de Minecraft trabalham em novidades, eles liberam “Snapshots”, versões incompletas de uma atualização que já trazem conteúdo novo, porém ainda não testado. Obviamente, essas versões tem muitos bugs e podem acabar estragando seu mundo.
Minecraft Alpha (PC)
Jogadores que conheceram Minecraft antes de ele estar pronto puderam participar da história de desenvolvimento do jogo com a versão Minecraft Alpha. Usuários podiam pagar 25% do preço do game e aproveitá-lo - na época ainda bastante incompleto -, enquanto atualizações adicionavam mais conteúdo. Quando Minecraft finalmente foi lançado, todos que participaram dessa fase tiveram acesso também ao jogo completo para PC.
Fonte: techtudo.com.
Com informações de Wikipedia
Com informações de Wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário