Atendendo o requerimento do Vereador Carlson Pessoa (PSB), foram convidados na noite da última segunda-feira o coordenador da 1ª CIRETRAN de Parnaíba, Marcos Aurélio; o secretário Meio Ambiente, Carlos Eduardo Souza da Silva; Secretaria de Trânsito, Transportes e Articulação com as Forças de Segurança, Vilker Aragão Vasconcelos e Giovane Silva Seixas, Comandante da Guarda Municipal de Parnaíba; Para dar explicações sobre o uso pelos motociclistas da descarga popularmente conhecida como kadron.
O presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, Gustavo Lima (PTB) deu início passando a palavra ao vereador Carlson, que explicou que o motivo da proposição é chegar em uma solução para se fiscalizar a poluição sonora, segundo ele ouvindo a população, o que mais incomoda é o barulho feito pelos canos de descarga das motos.
O coordenador da 1ª CIRETRAN de Parnaíba, Marcos Aurélio explicou que o Kadron é permitido pelo INMETRO, o que é proibido é a descarga que é chamada vulgarmente como “sem miolo”. Segundo ele as multas por poluição sonora não são aplicadas por falta do equipamento para medição de barulho, o décimo metro. Ele falou ainda que todas as descargas irregulares são apreendidas.
O Secretaria de Trânsito, Transportes e Articulação com as Forças de Segurança, Vilker Aragão Vasconcelos destacou que blitz estão acontecendo constantemente de forma dinâmica para dar maior agilidade no atendimento à população.
Giovane Silva Seixas, Comandante da Guarda Municipal de Parnaíba informou que Parnaíba tem mais de 70 mil veículos segundo dados do DENATRAN. “E um problema de cidades que estão em crescimento e pelo fato de ter um transito com muita conturbação na área central, pelas ruas estreitas, mas as esquipes tentam viabilizar da maior forma possível a desobstrução das vias”.
Carlos Eduardo Souza da Silva, secretário Meio Ambiente disse que a secretária dispõem de dois decibelímetros, e está à disposição da população 24 horas para fazer a aferição.
O vereador Gerivaldo Benício (PR) Interveio aconselhando para que os aparelhos fiquem a disposição das forças de segurança, pois eles estão na rua diariamente. Segundo eles está faltando maior interação entre os órgãos de segurança e meio ambiente.
A vereadora Fátima Carmino (PT) também enxergou uma falha na comunicação entre os órgãos de segurança e parabenizou o requerimento falando que foi bem lembrado, pois é um grande problema da cidade que vem incomodando a população.
A vereadora Neta Castelo Branco (PPS) e o vereador Antônio Fortes Diniz (PRTB) parabenizaram a vida das secretarias e coordenadores para prestar os esclarecimentos sobre essa problemática.
Finalizando a sessão o presidente Gustavo Lima (PTB) pediu que as Blitz continuem em todo ano, não somente em períodos de festas, em conjunto inclusive com a secretaria de Meio Ambiente para maior efetividade das ações em Parnaíba.
Número da guarda municipal para atendimento à população:
(86) 3323 – 5498; De segunda a sexta: de 6h às 24h; Final de semana: De 7h às 19h
Após as 19h no final de semana o atendimento é feito pelo 9566-5690.
ASCOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário