Pages - Menu

15/02/2015

O Piauí corre o risco de perder mais uma de suas importantes lagoas. A lagoa do Bebedouro em Parnaíba se encontra em estado crítico.

A estiagem e ausência de providências do poder público, causaram o desaparecimento de três importantes lagoas do litoral piauiense. A Lagoa do Bebedouro pode ser a próxima da lista.


Lagoa do Bebedouro - Parnaíba



A Lagoa do Bebedouro localizada entre os bairros: Santa Luzia, Bebedouro e São Vicente de Paulo em Parnaíba, já foi fonte de renda para pescadores da região. Hoje se encontra abandonada e poluída. Sendo a cada dia, engolida por água-pés. Plantas aquáticas que avançam lagoa a dentro, diminuindo cada vez mais a sua extensão.

Sabe-se que tem havido muitas discussões, em relação a alarmante situação de nossas fontes de água. Tal como algumas de nossas lagoas litorâneas, que ao longo do tempo foram secando e simplesmente desapareceram.

Entre elas: A lagoa do Portinho em Parnaíba, lagoa do Sobradinho em Luís Correia e lagoa dos Pemas no Cajueiro da Praia. As quais eram fonte de riqueza e prestígio para o nosso estado.

Mas a verdade é que até agora, nada  foi feito de concreto, em relação a esses tristes fatos. E não sabemos até agora, se ainda pode-se fazer alguma coisa, em prol das nossas lindas e imensas lagoas. Que de maneira triste, pode-se dizer, verdadeiramente "sumiram do mapa". 

A pergunta que não quer calar: 

Será que a Lagoa do Bebedouro em Parnaíba, é a próxima lagoa a secar e ficar só na lembrança dos piauienses?

Veja a atual situação da Lagoa do Bebedouro 















O Piauí entra para o seu quinto ano consecutivo de forte estiagem. Para 2015, espera-se que a seca seja ainda mais forte que nos anos anteriores. Esse alarmante problema ambiental, é tema de repercussão no mundo todo e uma das maiores preocupações atuais da humanidade.

Antes, fenômenos como a seca, era quase que exclusivo de áreas da região nordeste. Porém, esta realidade tem mudado drasticamente. Uma vez, que em outras regiões, a exemplo do sul do país, vem ocorrendo uma terrível estiagem. E a população do estado de São Paulo, principal atingido, sofre com uma grave crise hídrica.

Essa forte estiagem, prejudica a população de forma geral. Para agricultores e criadores de animais, o desafio é contínuo para desenvolver as atividades essenciais de subsistência. Para tentar amenizar a situação da falta de chuvas, a população se utiliza dos reservatórios ainda existentes no Piauí, mas esses, também já apresentam as consequências da escassez. 

Uma das principais consequências desastrosas, da estiagem em nosso Estado, é o triste desaparecimento, de algumas das nossas mais importantes lagoas litorâneas. Lindos cartões postais que simplesmente foram sumindo aos poucos. Até desaparecerem por completo bem diante de nossos olhos e nada foi para reverter esse processo.

Foto: Glenda Uchôa - Jornal O Dia

Veja abaixo as fotos de  nossas lindas lagoas que já não existem mais. 

Lagoa do Portinho - Parnaíba


Foto da lagoa do Portinho arquivo, Jornal da Parnaíba setembro de 2011


Fonte: http://www.pi.sebrae.com.br/

Dá pra acreditar que  toda essa água sumiu? 

Era um linda lagoa cercada de dunas com águas escuras que faziam um contraste com as areias brancas. Onde banhistas, vindos da praia de Atalaia costumeiramente, tiravam o sal do corpo. E outros praticavam em sua extensão que era imensa, esportes náuticos, como o Jet Ski e o Windsurf. Já foi também, cenário de uma importante série de TV. Os milagres de Jesus da rede Record.

Veja como ficou.

Dezembro de 2014 fonte TV cidade verde reprodução

A Lagoa do Sobradinho - Luís Correia

Antes


Foto: Arquivo do Portal Costa norte - 2012


A Lagoa do Sobradinho, localizada em Luís Correia e considerada a maior do litoral do Piauí, também desapareceu. A exemplo do que aconteceu com a Lagoa do Portinho, em Parnaíba, o local, que já foi cenário de novela da rede Globo, secou, deixou 500 pescadores da região sem trabalho.

Secou totalmente


Foto: Arquivo Cidade Verde fevereiro de 2015

Lagoa dos Pemas - Município de Cajueiro da Praia também do litoral piauiense


Fonte: Stella carvalho 2009

O local chegou a ser um dos pontos turísticos mais frequentados da região. E agora ficou assim.


Foto:  Proparnaíba - Lagoa dos pemas, fevereiro de 2015

Da redação do Portal PHB em Nota
Com informações de: Jornal O Dia/Proparnaíba/Cidade Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário