Não haverá discursos e logo após a posse será aberta a primeira sessão com a eleição da Mesa
Por 16 votos a 14, o deputado estadual Fábio Novo (PT) não conseguiu romper a hegemonia peemedebista na presidência da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Themístocles Sampaio foi eleito pela sexta vez no início da tarde deste sábado (01/01) como presidente do Poder Legislativo estadual. A eleição foi tensa. Themístocles e Fábio Novo demonstravam nervosismo enquanto cada um dos deputados dirigia-se à urna para votar.Cada voto durou cerca de dois minutos. Após o resultado final, os deputados do lado de Themístocles se abraçaram efusivamente aos gritos de "vitória". O resultado surpreendeu já que especulava-se a vitória de Novo com 19 votos divulgados pelo próprio petista.
Durante a votação, Themístocles chegou a lembrar aos deputados que eles deveriam votar "usando a consciência". A eleição foi marcada de polêmicas e acusações de favorecimento do Poder Executivo, através do governador Wellington Dias (PT) e do prefeito Firmino Filho (PSDB), a favor de Fábio Novo. Após a votação, Firmino Filho deixou o plenário e limitou-se a dizer: "Eleição é assim".
Votação é em cédula assinada por Fábio e Themístocles
Cada deputado votará na cédula de papel qual será o novo presidente da Assembleia Legislativa do Piauí e, apesar da mesa diretora ser consenso, o deputado pode marcar um "x" ao lado para dizer se aprova ou não a composição indicada pela maioria. Só será permitido o uso de caneta azul, que está disponível na urna. Outra cor não será permitida. Para evitar qualquer tipo de problema, todas as cédulas serão assinadas por Themistocles, Fábio Novo e Helio Isaías.
Themístocles lembra que deputados não podem tirar fotos na cabine de votação
O deputado pelo PSB, Wilson Brandão, fará a condução dos trabalhos como secretário. A composição da Mesa Diretora é a seguinte: 1º vice é Marden Menezes (PSDB); 2º vice é Edson Ferreira (PSD); 3º vice é Flávio Nogueira Júnior (PDT) eo 4º vice é Evaldo Gomes (PTC). O 1º secretário é o deputado Fernando Monteiro (PTB), o 2º secretário é Wilson Brandão (PSB) e o 3º secrtário é o deputado Zé Santana (PMDB). Por último, o 4º secretário é Júlio Arcoverde (PP).
Os fiscais de Themístcoles são João Mádison (PMDB) e Robert Rios (PDT), enquanto os fiscais de Fábio Novo são Flora Izabel (PT) e Nerinho (PTB). Themístocles Filho relembra que os deputados não podem levar máquina nem celular para a cabine de votação, pois é proibido registrar o voto.
Bancada tem renovação com 12 novos deputados e 18 reeleitos
Atualizada às 11h45
A bancada da 18º legislatura é formada por 12 novos deputados e 18 reeleitos. A bancada de mulheres é composta por Flora Isabel (PT), Janaína Marques (PTB), Juliana Moraes Souza (PMDB) e Lisiê Coelho (PTB). A sessão foi aberta e Themístocles chamou os demais membros para compor a mesa. O secretário de Governo Merlong Solano representa Wellington Dias, que está em Brasília, o desembargador José Ribamar Oliveira, representando o Tribunal de Justiça do Piauí, a procuradora Marta Celiba, representando o Ministério Público, além do presidente da Câmara Municipal da capital, Luís Lobão (PMDB) ; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Luciano Nunes, o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), e o presidente da APPM, Arinaldo Leal. Fábio Novo, que é atual primeiro secretário, faz a leitura da relação dos nomes dos deputados eleitos.
Militar vigia a cabine de votação desde sexta-feira
Atualizada às 11h05
Desde a última sexta-feira (30/01) um militar vigia a cabine de votação, que encontra-se fechada. Os deputados já começam a se organizar no plenário para o início da votação.
Deputados escolhem hoje futuro presidente da Alepi
Em uma das disputas mais acirradas nos últimos anos, a Assembleia Legislativa do Piaui escolhe na manhã deste domingo (01/02) seu novo presidente para o biênio 2015 – 2017. A disputa é entre Fábio Novo (PT), apoiado pelo Governo e a Prefeitura de Teresina, e Themístocles Sampaio (PMDB), atual presidente.
A solenidade começa às 11 horas com abertura da sessão, leitura dos nomes dos deputados da legislatura que farão juramentado solene. Não haverá discursos e logo após a posse será aberta a primeira sessã com a eleição da Mesa. Deverão participar da abertura dos trabalhos representantes do Judiciário, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público e do Poder Executivo, além dos deputados federais e senadores.
Na segunda-feira, dia 02 de fevereiro, às 10 horas, haverá a foto oficial dos parlamentares na Avenida Marechal Castelo Branco. As 11 horas, haverá a instalação da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura, com a leitura da Mensagem Anual pelo governador Wellington Dias com a proposta e as metas de sua administração no Estado do Piauí.
Fonte: O Olho