Agentes encontraram cordel detonante, espoletas e 25 kg de dinamite. Motorista foi detido e a carga apreendida levada ao posto da PRF.
Material explosivo estava na carroceria de um veículo que trafegava pela BR-316 (Foto: PRF/Divulgação)
A Polícia Rodoviária Federal apreendeu na madrugada desta terça-feira (31) uma carga com material explosivo na BR-316, zona urbana de Teresina. Segundo a PRF, na carroceria do veículo foram encontrados 750 metros de cordel detonante, 20 pacotes de espoleta e 25 kg de dinamite em mais de 200 “bananas” montadas.
De acordo com o inspetor Almir Bílio, o motorista transportava a carga com a nota fiscal e guia de tráfego do Exército Brasileiro destinada ao Ceará, mas, na verdade, a carga tinha como destino Teresina. Além disso, o condutor não possuía o curso Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (Mopp), obrigatório nesses casos.
Após uma vistoria, os agentes da PRF também constataram que o veículo não tinha os rótulos de risco e que as espoletas eram transportadas bem próximas da dinamite, aumentando assim as chances de explosão.
O G1 procurou o técnico explosivista e comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), James Sean. Ao ver as imagens ele alertou para o fato dos explosivos serem transportados tototalmente fora dos padrões de segurança. "No caso de um acidente envolvendo aquele veículo, os explosivos seriam acionados e o estrago poderia ser muito grande", destacou.
O motorista foi detido e levado para a sede do Grupo de Repressão ao Crime Organizado e a carga ficou retida no posto da Polícia Rodoviária na BR-316 onde ficará à disposição do Exército.
Patrícia Andrade
Do G1 PI