A jornalista Ayla Esmero gravou nesta quarta-feira (20/05) um vídeo que retrata um pouco da dificuldade que muitos idosos que precisam de transporte coletivo enfrentam todos os dias. Sem adequação nos veículos, eles têm de se equilibrar, muitas vezes sustentando-se apenas nas barras de ferro e driblar a falta de acessibilidade.
As imagens gravadas por uma câmera de celular foram feitas dentro de um ônibus que faz linha para o bairro Primavera, na zona Sul de Teresina. No coletivo em questão, o motorista também faz papel de cobrador, e para quem é usuário com gratuidade a entrada é pelos fundos do ônibus.
Mas veja nas imagens o preço que se paga pela gratuidade.
Além de não ter cadeiras para idosos, o fundo do ônibus fica pelo menos dois degraus abaixo do piso normal do veículo. Risco maior, já que em uma freada brusca algum passageiro pode até mesmo cair. Situação ainda mais arriscada para os idosos, que possuem pouco equilíbrio. E se o idoso precisar subir os degraus a fim de conseguir uma cadeira, fica mais complicado ainda.
Veja o vídeo
Sem falar na falta consciência de outros usuários, que ao verem um idoso nesta situação, sequer oferecem uma cadeira para evitar o esforço.
A LEI
De acordo com a Lei Federal Nº 10.741/03, conhecida como Estatuto do Idoso, pessoas com mais de 60 anos têm gratuidade nos transportes coletivos públicos convencionais urbanos e semi-urbanos intermunicipais.
Além da gratuidade, segundo esta lei, deveria ser reservado 10% dos assentos em cada veículo identificado com a inscrição "reservado preferencialmente para idosos".
Que se cumpra então a lei...