O 2º Batalhão de Polícia Militar do Piauí, com sede em Parnaíba, no litoral do Piauí, possui novo comandante. Após um ano e um mês a frente do policiamento da cidade, o tenente-coronel Costa Lima passou na manhã desta sexta-feira (22/05) o comando ao Major Adriano Lucena.
A solenidade de troca do comando foi realizada no quartel do Batalhão Major Osmar, localizado no Conjunto Joaz Souza. Presente na cerimônia, o subcomandante-geral da Polícia Militar do Piauí, Lindomar Castilho, anunciou a vinda de novos policiais militares para a região. Segundo ele, os PMs já estão em fase de formação no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).
“Estamos com uma formação policial em Teresina. E certamente Parnaíba será beneficiada com este planejamento. Queremos renovar nosso compromisso com Parnaíba. O tenente-coronel Costa Lima cumpriu a missão dele e agora terá outro desafio na capital. Já o Major Lucena tem o perfil que queremos para esta cidade, pois é inteligente e tem conhecimento a cerca do policiamento que queremos implantar por aqui. E a intenção do nosso comandante geral é incrementar cada vez mais o policiamento neste município importante do Estado”, disse o coronel Lindomar Castilho.
Atualmente, o efetivo do 2º BPM é de cerca de 350 policiais militares distribuídos em equipes de policiamento ostensivo, no Pelotão de Policiamento de Trânsito (PPTran), Força Tática, cavalaria e Serviço Reservado. Com pouco mais de um ano a frente do batalhão, o tenente-coronel Costa Lima afirmou que sai com a certeza de dever cumprido.
“Quando pegamos Parnaíba, recebemos de um excelente trabalho que vinha sendo desenvolvido pelo tenente-coronel Sousa. Durante o nosso comando, realizamos muitas prisões e apreensões de armas e drogas. Sabemos que não conseguimos resolver totalmente a problemática do tráfico, mas com o apoio dos demais órgãos de segurança da cidade conseguimos retirar de circulação uma quantidade muito boa de entorpecentes. A gente deixa o comando com a certeza de dever cumprido”, afirmou o tenente-coronel Costa Lima.
O novo comandante do Batalhão de Parnaíba já possui uma vasta experiência. Ele já foi comandante do 1º BPM, do 5º BPM, da CIPTRAN (Companhia Independente de Trânsito) e subcomandante do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE). Dentre os cursos na área militar, o Major Lucena possui em seu currículo a permissão para pilotar helicópteros. De acordo com informações, ele é pioneiro em fiscalizações voltadas para a organização no trânsito.
“A nossa responsabilidade só aumenta no tocante de manter o nível de credibilidade que a Polícia Militar do Piauí conquistou nos últimos dois comandos que passaram por Parnaíba. Ambos desempenharam um papel importante de aproximação da sociedade com a instituição, além de um trabalho de qualidade. Neste momento este é o legado que encontro, bem como o desafio de manter tudo isso”, ponderou o Major Lucena.
A solenidade contou com a presença do prefeito de Parnaíba, Florentino Veras Neto, e de diversas autoridades militares e vereadores do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário