Última oportunidade para regularizar a situação. Não serão feitas prorrogações.
Termina nesta segunda-feira (4/05) o prazo para a regularização dos títulos dos eleitores que estão há, pelo menos, três eleições sem votar.
O eleitor deve comparecer em sua Zona Eleitoral até às 13h de hoje, com documentação pessoal (RG, CPF e título) e com um documento que comprove o motivo pelo qual o eleitor não pode comparecer às três eleições passadas. Pode ser apresentado atestado médico ou comprovante de viagem importante que o impediu de comparecer à Sessão Eleitoral
Caso não tenha como comprovar, ou sua justificativa não seja aceita, a pessoa terá seu título cancelado. Isso implica em não poder assumir cargos públicos ou tirar passaportes, explica João Gabriel, juiz auxiliar da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).
Os teresinenses não precisam se preocupar já que, segundo o juiz, todos estão com a justificativa em dia. O problema maior encontra-se no interior do Piauí, onde são esperadas cerca de 20 mil pessoas para a regularização.
Não haverá prorrogação do prazo de regularização. Após o cancelamento do título, os eleitores deverão pagar multa de R$ 3,50 e iniciar um novo processo para a aquisição do novo título de eleitor.
João Gabriel, juiz auxiliar da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TER-PI)
Publicado Por: Bruna Veloso