A TV Clube (Afiliada à Rede Globo) no Piauí, exibiu nesta quarta-feira (21), na edição do PI TV 1ª edição, uma reportagem mostrando o quadro atual de pessoas que precisam dar entrada em pedidos do benefício previdenciário, através de perícias médicas.
A reportagem aponta que o Piauí conta apenas com 57 peritos que devem atender cerca de 8 mil requerimentos por mês. Em três anos, foram inauguradas 11 agencias em todo o estado, esse crescimento, não foi acompanhado pela eficiência no que se refere ao atendimento da demanda. Para Carlos Augusto Viana Gerente Executivo do INSS, o quadro nacional não se diferencia da realidade piauiense, mas que todos os esforços necessários para diminuir as reclamações estão sendo feitos “Só este ano, nós realizamos 4 mutirões de atendimento em Parnaíba, mas é impressionante o aumento dessa demanda em questão de dias” explicou Viana.
A reportagem ouviu também o Lavrador Antônio Leite da Silva 57 anos, ele reside em Piracuruca região norte do estado, e há um ano, tenta dar entrada no benefício através da Perícia Médica. Ele perdeu a visão do olho direito após acidente de trabalho. Atualmente ele recebe ajuda de conhecidos para sobreviver. Com pouca esperança, o lavrador se conforma com a demora.
Ao final da entrevista, Carlos Augusto anunciou que pelo menos três novos agentes deverão tomar posse, e melhorar o atendimento na região até o final deste ano.
Tiago Mendes
Com Informações: G1 Piauí e TV Clube