Casal que encontrou com bebê em xácara vai tentar adoção.
O casal que encontrou com um bebê na madrugada de segunda-feira (22) em São João do Piauí vai tentar a adoção da criança. Enquanto a Polícia Civil tenta encontrar a mãe biológica da recém-nascida, que foi abandonada dentro de uma caixa de papelão na zona rural da cidade localizada a 485 quilômetros de Teresina, Luziane Ribeiro Brás da Silva e Manoel Francisco da Silva já "batizaram" a pequena de Mariana Vitória e agora buscam os meios legais para se tornarem seus pais legítimos.
"Nós vamos fazer o que for possível para adotá-la. Tudo que estiver ao nosso alcance será feito. Vamos dar todo o carinho que ela merece", disse Manoel por telefone ao CidadeVerde.com nesta terça-feira (23).
Mariana Vitória entrou na vida dos Silva por acaso. Na madrugada de segunda-feira, ela foi encontrada dentro de uma caixa de papelão na porteira de um sítio a cinco quilômetros da zona urbana de São João do Piauí. Junto da bebezinha, o filho do dono da propriedade achou um bilhete que pedia que a criança fosse entregue à esposa de Manoel, Luziane, mais conhecida como Dona Lulu.
Após exames, a recém-nascida, que foi deixada próximo a um formigueiro e apresentou irritação na pele, ficou sob a responsabilidade de Manoel e Lulu - a medida teve a chancela do Conselho Tutelar de São João do Piauí.
Além de Mariana Vitória, os Silva têm outros três filhos de 28, 22 e 15 anos. Os dois mais velhos já casaram e saíram de casa. O mais novo segue com os pais e será mais uma companhia para a bebê daqui para frente.
Investigação
Enquanto Manoel e Lulu tentam adotar a pequena Mariana Vitória, a Delegacia de São João do Piauí investiga o caso. O objetivo da Polícia Civil é descobrir a identidade da mãe biológica, que abandonou a filha e escreveu o bilhete endereçado aos Silva. De acordo com o agente Isaac Vilarinho, porém, o trabalho é complicado.
"Desde domingo à noite, a Polícia Civil está realizando diligências em busca da mãe, mas ainda não encontrou. É uma investigação difícil. O sítio onde a criança foi encontrada fica a cinco quilômetros da zona urbana. Já fomos às maternidades para saber se alguma mulher deu à luz uma menina no dia, mas não conseguimos nada", comentou o policial.
Caso seja encontrada, a mãe biológica de Mariana Vitória responderá pelo crime de abandono de incapaz. "O bebê está bem. Já está sob os cuidados da família de Dona Lulu. Mas ainda não sabemos se a mãe biológica é maior ou menor, nem que motivos levaram-na a abandonar a criança", finalizou Vilarinho.
Flávio Meireles
flaviomeireles@cidadeverde.com