30/06/2015

Imagens curiosas do alinhamento dos Planetas Júpiter e Vênus feitas no céus de Parnaíba

Entenda o fenômeno e saiba com observá-lo - fotos




A partir das 18h desta terça-feira (30) e quarta-feira (1º), um fenômeno chamado de conjunção fará com que os planetas Júpiter e Vênus possam ser observados de qualquer parte da Terra a olho nu. Mesmo distantes, os corpos celestes vão parecer estar próximos e alinhados no céu.


Imagem ilustratuva da web

O professor de física da Udesc e doutor em astronomia, Daniel Raimann, explica que Vênus está a 100 milhões de km da Terra e Júpiter a 900 milhões, mas como enxergamos em duas dimensões eles ficam visíveis a uma distância menor do que a Lua.


Como observar
Os dois planetas são os mais brilhantes do Sistema Solar, por isso quem quiser ver mais detalhes pode usar até mesmo um binóculo. O fenômeno pode ser visto na direção Oeste, onde o Sol se põe, das 18h às 20h30. “Não precisa estar escuro ainda para ver e o primeiro objeto que aparece é Vênus, depois Júpiter”, afirma o astrônomo.



Como a aproximação deles dura alguns dias até que eles comecem a se afastar de novo, será possível ver os planetas também na quinta (2). Porém, o auge fica mesmo entre terça (30) e quarta (1º). “É interessante observar, pois Vênus agora tem fases como a Lua e está praticamente cortado pela metade. Então, com um telescópio pequeno ou um binóculo a pessoas consegue perceber essa característica do planeta”.
Além de Júpiter e Vênus, a ideia também é usar os telescópios para ver a lua cheia e Saturno, que faz parte da constelação de Escorpião. Daniel explica que Saturno não é brilhante como os dois planetas, por isso o telescópio ajuda no reconhecimento. “Quem estiver passando pelo Calçadão pode parar para observar”, comenta Daniel.

Outros fenômenos
Para quem gosta de olhar e observar o céu, outra atração de destaque neste ano será um eclipse lunar, também chamado de lua sangrenta, que acontece por volta das 22h30 do dia 27 de setembro.

Da redação do Portal PHB em Nota / Com informações de Diário do Iguacu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES