A qualificação continuada dos profissionais da saúde é uma das ações estratégicas adotadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Parnaíba, que na manhã deste sábado (13/06) inaugurou na Escola Parnaibana de Gestão Pública (EPGP), o Núcleo de Educação Permanente (NEP), por meio da Portaria 1.010 de Maio de 2012 que regulariza a disposição de programas de capacitação continuada.
Na ocasião, o prefeito Florentino Neto destacou o esforço da gestão em manter a Central de Regulação do SAMU em Parnaíba. O coordenador do SAMU em Parnaíba, Márcio Alves, informou que recebeu uma visita técnica do Conselho Regional de Medicina, que fez vistorias em todos os SAMU’s do Piauí, e assegurou que o de Parnaíba é o melhor do Piauí, em infraestrutura e qualidade dos profissionais.
Os onze médicos são todos especialistas, dois quais três tem Mestrado. Os técnicos em enfermagem ou são enfermeiros graduados ou estão concluindo o curso superior. Já os motoristas ou são técnicos em enfermagem ou cursando graduação. Márcio Alves destacou que alguns dos profissionais tem graduações em outras áreas.
A secretaria municipal da Saúde, Maria do Amparo, disse que o Ministério da Saúde vai disponibilizar pouco mais de 100 ambulâncias destinadas a todo o Brasil, o SAMU de Parnaíba será comtemplado com duas, devido a capacidade de articulação da gestão. A médica socorrista Joana Rita, uma das primeiras plantonista do SAMU, disse que a equipe tem o compromisso de se qualificar constantemente para prestar o melhor serviço. Na oportunidade falou que a equipe avalia e atribui uma nota para cada atendimento; apesar de ser reconhecido como o melhor do Piauí, a nota máxima já conquistada foi nove.
Em 2014, o SAMU de Parnaíba fez 6.752 atendimentos e de janeiro a abril de 2015 foram feitos 2.215 atendimentos. Dos atendimentos do SAMU, 70% dos casos são levados para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) e 30% para o Pronto socorro Municipal. A Central de Regulação do SAMU de Parnaíba abrange os municípios de Luís Correia, Cocal, Buriti dos Lopes e Cajueiro da Praia. Este município foi agregado oficialmente a Central de Regulação de Parnaíba na solenidade e contou com a presença do secretário da Saúde de Cajueiro, Pedro Fontenele Júnior. A Central de Regulação da Planície Litorânea atende 83% dos casos de Parnaíba e o restante dos outros municípios. Em seguida, os profissionais participaram da capacitação.
Daniel Santos para o Proparnaiba.com