Essa será a primeira vez que Wellington Dias se afastará por um longo período do governo do Estado. Margarete Coelho já substituiu o governador em pequenas ausências
Margarete passa 12 dias no cargo Foto: João Brito Jr/O Olho
Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (22/07), a vice-governadora Margarete Coelho (PP), assumiu o cargo de governadora do Estado do Piauí. Ela entra para a história por ser a primeira mulher a ocupar o cargo. Ao assumir, Margarete já tem como missão oficial participar de encontro dos governadores do Nordeste com a presidente, Dilma Rousseff (PT), em Brasília.
A cerimônia de transmissão de cargo foi realizada pelo governador Wellington Dias (PT), que irá se ausentar do Palácio de Karnak durante 12 dias, devido a uma viagem que fará aos Estados Unidos em busca de negociar empréstimos com o Banco Mundial. A solenidade foi bastante prestigiada por movimento de mulheres e autoridades. Durante discurso, Margarete lembrou as mulheres que ela considera como precursoras na luta pelos direitos femininos.
“Fico muito feliz de ser a primeira a ocupar esse espaço que foi sempre ocupado por homens. Mas sei que esse feito de hoje se deve ao trabalho e coragem de mulheres percursoras na luta. Política é lugar de mulher. Estamos provando isso”, disse.
Foto: João Brito Jr/O Olho
Sobre o encontro com a presidente Dilma Rousseff, Margarete afirmou que o objetivo será pactuar os pontos que fazem parte da “Carta de Teresina” assinada pelos governadores do Nordeste, em encontro que ocorreu na semana passado no Piauí. “A presidente Dilma recebeu o apoio do governadores do Nordeste e pedimos que ela continue com o olhar atencioso para essa região”, destacou.
Foto: João Brito Jr/O Olho
PRIORIDADES
Antes de assumir o posto de governadora, Margarete Colho teve uma conversar reservada com o governador Wellington Dias. Ele afirma que pediu a governadora em exercício que mantenha o andamento das ações já encaminhadas e se dedique ao encontro com a presidente Dilma.
“Quero revelar que a Margarete assumi aqui hoje e já no dia 30 de julho irá se encontrar com a presidente Dilma. Ela será a mulher representando o Nordeste. A intenção desse encontro é pactuar as ações discutidas aqui em Teresina”, destacou.
Repórter: Lídia Brito Publicado / por: Manoel José
Fonte; O OLHO