DIRETOR diz que menores não mostraram arrependimento. Caso repercute na imprensa nacional.
O gerente de internação da Secretaria de Assistência Social, Herbert Neves, disse que os menores apontados pela morte de Gleidison Vieira da Silva, não demonstraram nenhum remorso ou arrependimento. A declaração foi dada em entrevista à TV Clube. Ainda segundo o gerente os três adolescentes assumiram participação na morte do garoto.
Gleidison era um dos menores sentenciados pela morte e tentativa de assassinato de quadro garotas em Castelo do Piauí, que foram ainda violentadas sexualmente. Ele foi espancado até a morte e sofreu graves lesões na cabeça.
Hoje com 83 adolescentes internos - mesmo com a capacidade máxima sendo de receber apenas 60 jovens - a direção do CEM não teve como colocar os infratores em ambientes diferenciados, como deveria.
Anderlly Lopes, Diretor de Atendimento Socioeducativo da Sasc, disse em entrevista à TV que foram seguidas todas as recomendações necessárias e que um diálogo entre os próprios adolescentes e a direção definiu que eles deveriam permanecer juntos. Ele acredita que o crime foi premeditado durante as 24 horas em que os jovens permaneceram no CEM. "Acreditamos que eles estavam aguardando para cometer essa barbárie", disse.
Jovem morto é o mesmo que aparece em um vídeo dando à polícia detalhes do crime em Castelo do Piauí
Foto: Portal do Catita
O secretário da Sasc Henrique Rebelo disse que foram tomadas todas as medidas de proteção aos garotos, já que os demais internos fizeram um forte protesto contra a ida dos menores para o CEM. "Eles foram colocados em uma ala apropriada, e manifestaram o interesse de permanecer juntos, já que os demais recusavam a recebê-los. Eles informaram que estavam cientes e desejosos em ficar juntos, mas não imaginávamos que os mesmos tivessem esse grau de periculosidade, no sentido de que pudessem se engalfinhar e terminar nesta situação. São jovens extremamente complicados", disse Rebelo.
Agora os adolescentes deverão ser encaminhados para outras unidades do Estado. Por enquanto eles voltarão ao Centro Educacional de Internação Provisória (Ceip).
O juiz Antônio Lopes, da 2ª Vara da Infância e a Juventude, acompanhou todo procedimento durante a madrugada. "Há um entendimento geral de que lá no CEM, se colocados com os demais, eles matariam estes adolescentes. E o que fizemos? Procuramos um dos melhores e mais seguros alojamentos, mas infelizmente mesmo lá três dos quatro mataram o mais velho. Então, onde colocá-los é difícil", ressalta.
Ele lembra que os menores tem uma sentença proferida contra eles e que precisa ser cumprida, e ressalta a crueldade com que o adolescente foi morto. "Eles bateram a cabeça da vítima no chão e na parede. Na verdade, eles já estão ameaçados de morte. Isso já estava previsto, em qualquer lugar", diz, afirmando que irá sugerir ao governo que amplie o CEM para que seja proporcionado maior isolamento para esse tipo de menor infrator.
Selfie de Danielly Rodrigues Feitosa, de 17 anos, morta após estupro brutal em Castelo do Piauí (Álbum de família / Reprodução)
Publicado Por: Apoliana Oliveira via 180 Graus