O Governador Wellington Dias, juntamente do Prefeito Florentino Neto entregaram na manhã desta quinta-feira (25) a autorização para o funcionamento da Agrocera Indústria, Comércio e Exportação de Cera Vegetal, primeira indústria a iniciar suas atividades na Zona de Processamento e Exportação, a ZPE Parnaíba.
O Prefeito Florentino Neto destacou que com esta iniciativa, governo do Estado e o município de Parnaíba ampliam o apoio ao setor produtivo a partir do extrativismo da cera de carnaúba até o beneficiamento da matéria prima, o que fortalecerá ainda mais a economia da cidade, e consequentemente a economia do Piauí. Florentino destacou ainda que este é um momento importante para o povo parnaibano, que reencontra-se com sua história e origens, de uma cidade voltada também para o potencial industrial.
Em seu pronunciamento, o Governador Wellington Dias reconheceu Parnaíba em seu amplo potencial e cenário para grandes oportunidades que precisam ser desfrutadas por cada vez mais pessoas. Wellington reforçou o compromisso do Governo com os empresários e industriais que desejarem instalar-se na região, com foco nos mercados internos e externos.
O presidente da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (Abrazpe), Helson Braga, classificou o município de Parnaíba como modelo para o sistema de ZPE no Brasil, por ser o primeiro a ter uma indústria com autorização para funcionamento imediato. Helson ressaltou que a ZPE Parnaíba muda definitivamente as perspectivas de mais desenvolvimento para toda a região Norte do Piauí.
A solenidade aconteceu nas instalações da ZPE Parnaíba com a presença do presidente da ZPE Parnaíba, Paulo Cardoso, que vê em mais uma etapa cumprida na ZPE, o reflexo do trabalho para que metas e ações sejam cumpridas a fim de atrair mais investimentos para a região.
Também prestigiaram o ato, o diretor-presidente da Agrocera, Marcelo Sombra, o vice-prefeito Chagas Fontenele, o ex-prefeito de Parnaíba, José Hamilton, representantes do executivo e legislativo municipal, como também de representantes do Governo do Estado, do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, do representante da Associação Brasileira de ZPEs de prefeitos da região da Planície Litorânea, dentre outros convidados.
Fonte: Site da PMP