Antônio Cardoso do Amaral desenvolve trabalho em Cocal dos Alves. Em 2015, alunos conquistaram um total de 16 medalhas, sendo três de ouro.
Professor Amaral e alunos do PI são destaque durante solenidade no RJ. 500 estudantes receberam a medalha da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas.
Em solenidade realizada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, 500 estudantes receberam a medalha da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas, e a escola da cidade de Cocal dos Alves, região norte do estado do Piauí, distante 277 km da capital Teresina, se transformou numa academia de campeões e com o apoio de um professor.
Sávio, Josemar e Jiancarlo vieram do Piauí para participar da solenidade e um deles foi questionado pelo repórter se é a primeira vez que ganha uma medalha. "De ouro é a segunda, e estou muito emocionado, é algo sem igual", disse.
A cidade de Cocal dos Alves está entre as 50 com índice de desenvolvimento humano mais baixo do Brasil. Mas há uma década, o professor Antônio do Amaral, começou ali uma pequena revolução, desde 2005 a escola Augustinho Brandão já ganhou mais de 150 medalhas e menções honrosas, em 2015 foram três de ouro, oito de prata e cinco de bronze. E a escola está entre as que mandam mais alunos para a Universidade Federal do Piauí.
O professor Amaral recebei durante a solenidade, uma homenagem bem especial. "Estou preparando alunos não só para as competições mas também para a vida, porque lá na escola é uma simulação da vida real, e além do mais, é um lugar onde o aluno pode errar e a gente pode melhorá-lo no momento certo", disse.
Com as aulas do professor Amaral, o filho dele também ganhou medalha. "Ele da mais impulso para a gente ganhar, da mais uma força", disse o filho.
"Matemática como formação é muito importante para um país ser mais desenvolvido, e de modo geral, a matemática introduz muito a pessoa num pensamento mais crítico, tornando-o mais capaz de discutir o mundo", disse o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.
Vídeo
Fonte: Com informações do Bom Dia Brasil / Publicado Por: Fábio Carvalho
Vídeo: Do G1 / Edições: Portal PHB em Nota