Foto ilustrativa
Desde o último Sábado (22) a população de várias cidades do Norte do Piauí, estão assustadas com um forte estrondo e um clarão de luz que foi visto e sentido por muitas pessoas. Trata-se de um meteoro que possivelmente caiu na região de Barras à Esperantina. O mistério continua, só que agora uma equipe de astrônomos da Paraíba, e a Rede Brasileira de Observação de Meteoros entrou no caso para desvendar a posição que veio, e onde caiu o meteoro.
"A BRAMON - Rede Brasileira de Observação de Meteoros começou a investigar nessa segunda (24) a bola de fogo e o grande estrondo percebido na manhã do último sábado (22) em várias cidades ao norte do Estado do Piauí.
Este fenômeno trata-se mesmo de um grande meteoro, e a BRAMON tenta agora definir a sua possível trajetória em função dos depoimentos das pessoas que presenciaram o fenômeno.
Meteoros atingem a Terra todos os dias. A imensa maioria deles não passam do tamanho de um grão de feijão, e ainda assim são capazes de produzir um belo fenômeno luminoso. No entanto, o meteoro que caiu na região no último final de semana certamente é bem maior do que isso.
Nesses casos, a medida que o objeto vai atingindo as camadas mais densas da atmosfera, ele começa a se desintegrar, produzindo uma grande bola de fogo e um rastro de fumaça no céu. Em determinado momento, a resistência atmosférica é tão grande que o objeto não resiste mais e explode, provocando um grande estrondo. Quando isso ocorre, existe uma grande possibilidade de que fragmentos desse objeto caiam em solo. Esses fragmentos são chamados de meteoritos e tem grande valor para a ciência.
Por esse motivo, a BRAMON está coletando relatos de pessoas das cidades de Esperantina, São João do Arraial, Joaquim Pires, Luzilândia, Morro do Chapéu e Barras que viram a bola de fogo ou o rastro de fumaça deixado por esse meteoro.
De acordo com a BRAMON, fotos ou vídeos de celulares ou câmeras de segurança também podem ajudar na pesquisa.
Pedimos que quem viu, ou conhece alguém que tenha visto, favor entrar em contato através do email: meteoritosbrasil@hotmail.com
Para que possam coletar maiores detalhes."
Ajude a desvendar este mistério!!!
FONTE: Redação Rádio Pifô Web