30/08/2015

Diocese de Parnaíba recebe imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida



A Diocese de Parnaíba, município localizado a 365 km de Teresina, recebeu na manhã deste domingo (30/08) durante uma missa celebrada no Santuário Nacional de Aparecida, a imagem jubilar de Nossa Senhora da Aparecida, que deverá ser trazida para a cidade. A peregrinação da imagem faz parte da preparação para o jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, que será celebrado em outubro de 2017.

A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre (RS), Dom Jaime Spengler e concelebrada pelo bispo da diocese de Parnaíba, Dom Alfredo Schaffler. O Rio Grande do Sul também deverá receber a imagem.



Em Parnaíba, a imagem percorrerá todas as paróquias de 31 de agosto a 30 de setembro. Todas as 28 paróquias em compõem a Diocese de Parnaíba serão contempladas com a visita da Padroeira do Brasil. Será uma oportunidade única para os fiéis e devotos a santa.



Sobre o Jubileu

A imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul no ano de 1717. Portanto, em 2017 a aparição da imagem completará 300 anos. 

Em comemoração à data, o Santuário Nacional de Aparecida promove o Jubileu “300 anos de bênçãos”, com uma programação devocional e obras de fé que vão nos preparar para o grandioso tricentenário. 

Em 2016 será inaugurado o Campanário do Santuário Nacional, sinos estão sendo fabricados na Holanda especialmente para esta obra que foi projetada por Oscar Niemeyer. A inauguração do campanário está prevista para o dia 12 de outubro de 2016, na abertura do Ano Jubilar em comemoração aos 300 anos da aparição. 

História do encontro da Imagem 

No ano de 1717, três pescadores, levados por necessidades históricas e econômicas, saíram a pescar, em uma época escassa de peixes. Por ação misteriosa de Deus, chegando ao “Porto de Itaguassu”, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço. Em um segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. Juntando as duas partes viu-se que se tratava da Senhora da Conceição. Depois do encontro da imagem, a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele singular evento. 

Por assim ter aparecido, o povo chamou-a de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha em 1904, e Padroeira do Brasil em 1930. 

Fonte: Extra Parnaíba/Por Tacyane Machado
Imagens: Michell Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES