Município tem realidade é muito parecida com a dos municípios do Piaui
A prefeita do município maranhense de Bom Jardim, Lidiane Leite (PP), que continua foragida desde a última quinta-feira (20/08), após conseguir escapar de uma operação da Polícia Federal, esconde uma verdadeira história de rebeldia com sua família, com a qual mantém distância até hoje. Atualmente com 25 anos, completados no mês de junho, nasceu numa família humilde e vendia leite na porta da casa da mãe para ajudar no sustento da família.
A vida simples não serviu de lição para a jovem que virou prefeita do município aos 22 anos. Em 2012, quando seu ex-namorado foi impedido pela justiça eleitoral de concorrer a prefeito de Bom Jardim, o nome dela foi colocado como candidata um dia antes da eleição, vencendo com 50,2% dos votos válidos, uma vantagem de 286 votos à frente do candidato derrotado.
O 180 esteve no município de Bom Jardim e conferiu a situação crítica que o povo é obrigado a viver. Como dito antes, a situação não é nem o começo de várias irregularidades encontradas pela reportagem. Nas próximas matérias você vai conferir como a situação da população daquele município é semelhante em muitos municípios piauienses, a população vive abandonada por seus gestores, enquanto os prefeitos de suas famílias vivem de luxo e ostentação.
Lidiane durante a campanha eleitoral em 2012
PREFEITA TEM FILHO DE OITO ANOS
Mas a história da loira, que tem sido conhecida como ‘prefeita ostentação’, esconde muitos segredos. Quando ainda era menor de idade, ela engravidou de um fazendeiro da região. Quem até hoje cria a criança é sua mãe, que mora no centro da cidade. O garoto hoje tem oito anos de idade e pouco contato com a mãe. A avó da criança sobrevive das vendas de uma loja de roupas em Bom Jardim. Lidiane é brigada com seu pai há muitos anos. Ele é separado da mãe dela e vive do aluguel de imóveis na cidade de Parauapebas (PA).
CASO COM BETO ROCHA
Quando ainda vendia leite na cidade, conheceu Humberto Dantas dos Santos, o Beto Rocha, um fazendeiro com patrimônio de R$ 13,9 milhões, que inclui carros de luxo, apartamento em São Luís e fazendas milionárias. Os dois iniciaram um romance que refletiu na vida política. Quando foi eleita, Lidiane nomeou o amado como secretário. Os dois romperam algum tempo depois. Algumas pessoas da cidade dizem que foi Beto Rocha que terminou, após perceber a ganância da jovem e até boatos de traição. Outros dizem que foi ela quem terminou, por querer mais liberdade na prefeitura.
Lidiane e Beto Rocha
CASOS DE LIDIANE
Segundo algumas pessoas informaram à reportagem do 180, após mudar completamente o visual através de inúmeras cirurgias plásticas, Lidiane teve casos com homens poderosos do Maranhão, como um deputado, um prefeito da região e o filho de um empresário. Seu namorado atual é Felipe Carvalho do município de Santa Inês (MA), que fica próximo a Bom Jardim.
Lidiane e o atual namorado
NÃO IA À SUA CASA
Lidiane, segundo informaram moradores e pessoas ligadas a prefeita, tinha vergonha de ir para a sua casa nos raros momentos que ia para Bom Jardim. Ela preferia ficar na casa de amigos ou em um hotel que pertence ao seu tio, e fica às margens da BR-316.
AS PRISÕES
Na última quinta-feira (20/08), a Polícia Federal prendeu o ex-namorado de Lidiane, Beto Rocha, e o secretário de Agricultura, Antônio Cesarino, por envolvimento de desvio de dinheiro da merenda escolar e uma infinidade de outras irregularidades. Lidiane ainda é procurada e seus advogados já tentam conseguir Habeas Corpus para tentar impedir que ela fique presa.
POPULAÇÃO ASSUSTADA
A história de rebeldia com seus pais pouco importa os moradores de Bom Jardim. Eles estão assustados é com o descaso com a população que faz Lidiane ser rejeitada pela população da cidade. Tanto a prefeita, como os 40 mil habitantes da cidade seguem com futuro incerto. Há grande possibilidade de Lidiane voltar ao poder, mas isso só a justiça pode definir. No município, moradores, vereadores e lideranças populares se unem para derrubar a prefeita. Essa é prova genuína de que, quem é eleito democraticamente, às vezes não tem condições de permanecer no cargo até o fim, e de forma legal, deve ter seu mandato suspenso para não prejudicar ainda mais a população.
Jhone Sousa
Direto de Bom Jardim (MA)
Repórter: Com colaboração de Victória Ribeiro