Até a novela “O aeroporto de Parnaíba” chegar ao fim, com o último capítulo marcado para o próximo dia 05 de novembro, novos episódios carregados de drama e controvérsias se desvendarão. Ontem (21/09), saiu na imprensa a informação de que, repentinamente, a Azul Linhas Aéreas teria decidido manter os voos para Parnaíba. A notícia foi dada pelo secretário estadual de Turismo, Flávio Nogueira.
De acordo com matéria publicada no GP1, a pedido do governado Wellington Dias (PT), o secretário manteve uma longa conversa com o gerente institucional da companhia aérea, Ronaldo Veras, e que a empresa teria voltado atrás em sua decisão de cancelar os voos. Entretanto, o telefonema milagroso de Flávio Nogueira levanta alguns questionamentos. Antes de anunciar a decisão de cancelar todos os voos para o litoral do Piauí, a Azul seguiu um protocolo junto a Hotran, órgão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável pela implantação, cancelamento e análise dos voos.
Por motivos óbvios, essa não é uma medida tomada da noite para o dia, muito menos seria acordada apenas por meio de um telefonema, sem antes ter sido submetido a análise do colegiado da companhia aérea. Uma empresa do porte da Azul Linhas Aéreas, antes de tomar uma decisão como essa, submete a mesma a um logo processo, que passa por solicitação junto a Anac, que por sua vez analisa a proposta e posteriormente publica a decisão no sítio da Hotran. Esta, obedece um protocolo internacional com regras e diretrizes obedecidas por todas as companhias. A informação que permanece no site as Azul é a do cancelamento de todos os voos para Parnaíba.
Sem respaldo da Azul e da Anac, o anúncio apressado de Nogueira soa mais como um lenitivo oferecido para a imprensa do litoral (que desde o anúncio devastador da companhia, tem divulgado e cobrado informações precisas que justifiquem a retirada dos voos), e para os parnaibanos que estão decepcionados e frustrados com o possível cancelamento.
Ainda de acordo com a matéria, nesta quinta-feira (24) Nogueira se reunirá com os representantes da empresa em São Paulo a fim de voltarem a discutirem o assunto. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.
Por Luzia Paula