19/09/2015

Más condições de trabalho e falta de pagamento é debatido por servidores da educação



Servidores administrativos da rede de escolas públicas do município de Parnaíba reuniram-se no último sábado (12/09), nas dependências da Escola Roland Jacob, no bairro Nossa Senhora de Fátima para tratarem de assuntos pertinentes a classe. Formada por iniciativa dos próprios servidores, a Comissão debateu assuntos relacionados a falta de pagamento do Plano de Cargos, Carreiras e Salários da educação, bem como outros direitos e deveres dos servidores administrativos da categoria.



Estão sem receber o benefício os secretários, merendeiras, zeladoras, vigias e técnicos de informática. O pagamento referente ao Horário Pedagógico (HP) dos professores também não foi efetuado. Insatisfeitos, os servidores procuraram o Ministério Público, por meio do promotor da 2º Promotoria de Justiça de Parnaíba, Cristiano Peixoto, que convocou uma audiência com representantes da Seduc, da Prefeitura e do Sinte. A representante financeira da Prefeitura alegou falta de recursos para cumprir o Plano. A presidente do Sinte apresentou a documentação enviada ao prefeito Florentino Neto (PT) que como paliativo, autorizou o pagamento de uma gratificação. No entanto, a bonificação é inferior ao valor a que os funcionários têm direito, além de não ser computada para a aposentadoria.



“A decisão do prefeito serviu apenas para acomodação tanto dele, quanto dos servidores porque o problema não foi resolvido. Estamos lutando não somente pelo nosso salário, mas também por melhores condições de trabalho no ambiente escolar. Tem zeladoras usando produtos químicos sem dispor de equipamentos de segurança. Há casos também de secretários e professores que levam trabalho pra casa, sem contar que acontece desvio de função e nada disso é ressarcido”, expõe uma das componentes da comissão, Andreia Olivan Costa.

Na reunião de sábado o grupo esclareceu para os demais funcionários os passos que já foram dados, bem como a resposta dos gestores públicos. Os participantes também tiveram algumas dúvidas jurídicas esclarecidas por meio de uma palestra feita pelo estagiário de direito, Eliaquim Nunes. O vereador Carlson Pessoa (PSB) convidado que foi pelos trabalhadores, também acompanhou a reunião e se colocou à disposição dos trabalhadores.

Por Luzia Paula. Fotos: Gleitowney Miranda / Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES