Vídeo mostrou o oficial agarrando, derrubando e arrastando estudante. Segundo o xerife do Condado de Richland, ele “nunca deveria ter jogado a estudante”
Policial derruba e arrasta aluna negra para fora da sala de aula em escola nos EUA - 27/10/2015(Youtube/Reprodução)
Ben Fields, o policial americano filmado agredindo uma estudante em uma escola na cidade de Columbia, na Carolina do Sul, foi exonerado. Segundo o xerife do condado de Richland, Leon Lott, seu comportamento foi "inaceitável". "Ele nunca deveria ter jogado a estudante. Ele poderia ter feito muitas coisas entre as opções que foi treinado para fazer. Ele não foi treinado para jogar uma estudante no chão", afirmou Lott.
Fields, que trabalhava para a escola Spring Valley, havia sido transferido para tarefas administrativas após o incidente. No vídeo, ele aparece agarrando a adolescente pelo pescoço e a arrastando pelo chão. A garota havia sido expulsa da sala de aula por um professor, mas diante de sua recusa em sair, o agente foi chamado para intervir. Segundo um aluno, todo o episódio começou porque a jovem se recusara a parar de mexer no celular. As imagens foram filmadas por colegas de classe da estudante.
"A intensidade da força usada por um policial contra uma aluna me pareceu excessiva e desnecessária", disse James Manning, presidente do Comitê de Curadores do Segundo Distrito Escolar de Richland.
Por Fields ser branco e a estudante agredida ser negra, o incidente levantou calorosos debates raciais na imprensa americana e nas redes sociais. Há meses, os Estados Unidos discutem casos de racismo envolvendo a truculência de policiais brancos contra americanos negros, incluindo episódios recentes que terminaram em mortes.
Além da demissão, Fields também está sendo investigado por violação de direitos civis. A estudante, que Lott disse ter batido no oficial durante a briga, foi detida sob a acusação de perturbação na escola e em seguida entregue à família. Lott disse que ela não ficou ferida. Mas o advogado da jovem declarou nesta quarta-feira ao programa Good Morning America, da rede de televisão ABC, que ela sofreu ferimentos depois de ser "brutalmente atacada".
Vídeo
Fonte: O Olho