Ao todo, 1.022 amostras de sangue foram coletados de voluntários. Pesquisa irá determinar a melhor estratégia de introdução da vacina.
A cidade de Teresina foi a primeira cidade do país a concluir etapa de estudo sobre a vacina contra a dengue. Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), 1.022 amostras de sangue foram coletadas de voluntários de diferentes faixas etárias em escolas, Unidades Básicas de Saúde e hospitais.
Ao todo, 1.022 amostras foram coletadas de voluntários em Teresina (Foto: Marina Barbosa / G1)
“Terminamos de coletar as amostras semana passada. O Ministério da Saúde nos informou que reconhece Teresina como a primeira a concluir essa etapa do estudo sobre a vacina contra a dengue”, afirmou Júlia Rocha Santos, coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde e Comunicação (NESC) , da Fundação de Saúde.
A pesquisa escolheu municípios com mais de 500 mil habitantes para sua realização, e por critérios populacionais Teresina é a única cidade do Piauí que participou. O objetivo é recolher 70 mil amostras de sangue em todo o país.
Foram colhidos 3,5ml de sangue dos voluntários da faixa etária de 2 a 20 anos. O estudo da vacina contra a dengue encontra-se aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e está a cargo da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).
“A extrema adaptação do vetor Aedes Aegypti ao meio urbano e a precária infraestrutura urbana da maioria das metrópoles e grandes cidades do terceiro mundo, virtualmente inviabilizam o controle da dengue, fazendo com que a vacina seja uma alternativa segura para o controle da doença”, afirmou Júlia Rocha Santos.
Do G1 PI