"Quem já fez prisão e já foi para a rua sabe que aquilo ali é totalmente normal. É anormal para quem nunca prendeu ninguém”, contou o secretário.
Secretário de Segurança imobilizando adolescente (Reprodução/ Whatsapp)
A foto do atual secretário de Segurança do Estado, capitão Fábio Abreu, imobilizando um jovem suspeito de realizar um assalto na zona Sudeste de Teresina, no último dia 04 de dezembro, se espalhou rapidamente nas redes sociais e ganhou repercussão na imprensa. Após o fato, o deputado Robert Rios (PDT) - que já ocupou o cargo de secretário estadual de Segurança - encaminhou uma representação ao Ministério Público pedindo que o fato fosse devidamente apurado.
Em resposta ao pedido do deputado junto ao MP, o secretário de Segurança disse que o modo como agiu é “totalmente normal”. “Nossa resposta é de que quem tem costume, que já fez prisões, que faz e está proposta a fazer, que é o meu caso – não deixei de ser policial – é que prisões [assim] estão sujeitas a serem feitas. Quem já fez prisão e já foi para a rua sabe que aquilo ali é totalmente normal. É anormal para quem nunca prendeu ninguém”, contou o secretário, ao O Olho, na manhã da ultima segunda-feira (14/12).
Na época, o deputado Robert Rios chegou a declarar que o secretário quis dar uma demonstração de força e de que a segurança pública oferecida aos cidadãos é eficiente, mas o que a sociedade observa é o crescimento acentuado da onda de criminalidade. “São todos os dias estupros coletivos, chacina em série, assaltos a todo momento, enquanto o governo gasta muito dinheiro com propaganda para dizer que as instituições funcionam a contento”, declarou Rios.
A imagem dividiu opiniões contra e a favor da atitude do secretário.
ENTENDA O CASO
No último dia 04 de dezembro, Fábio Abreu imobilizou um adolescente acusado realizar um assalto em companhia de outro menor de idade na zona Sudeste de Teresina. Segundo o secretário, ele passava em um carro com dois seguranças quando percebeu um grande movimento em uma das avenidas do Dirceu. “Desci e fui ajudar. Era um menor que havia roubado um celular e uma bicicleta em companhia de outro adolescente”, contou.
O outro menor de idade conseguiu fugir, de acordo com Fábio Abreu. Em uma das fotos, o secretário chega a sacar a arma. “Aquilo foi por precaução porque havia muitas pessoas no local e o outro conseguiu fugir. Não sabíamos se ele estava armado”, explicou na época. Apreendido, o adolescente pego foi encaminhado para a Central de Flagrantes.
Fonte: O Olho