08/12/2015

Clubes encaminham mudança no formato do Estadual para turno único

Campeonato passaria ser disputado em 19 datas, sem campeões de turno e returno se enfrentando na grande final. Decisão depende do Parnahyba, que estuda alteração


Presidentes dos clubes decidem mudar Piauiense 2016. Parnahyba vai decidir situação (Foto: Emanuele Madeira)

Presidentes dos oitos clubes que irão disputar o Campeonato Piauiense 2016 se reuniram na tarde desta segunda-feira na sede da Federação de Futebol do Piauí (FFP) para discutirem a alteração na fórmula do estadual. Os dirigentes deram encaminhamento para a competição ser disputada em turno único, com os quatro primeiros se classificando a semifinais e final, diferente do modelo dos campeões de turno e returno – aprovado na há duas semanas. A mudança tiraria o Piauiense de 24 datas para 19, conforme reserva o calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aos campeonatos estaduais. Sete clubes concordaram com a mudança, o Parnahyba ficou de estudar a situação e dar uma resposta na quarta-feira. 

- Foi conversado bastante, fiquei de ter uma posição na quarta-feira porque vou levar para decidir no conselho fiscal do Parnahyba. Tínhamos aprovado o regulamento com todos os clubes, para mudar tem que ser unânime. Querem que o campeonato seja de turno único com 19 datas porque falaram que a proposta do Parnahyba, aprovada por todos, tinham muitas datas. O estadual acabaria no mesmo mês, em maio. Vamos decidir na quarta-feira para ver se a situação da tabela pode ser resolvida - explicou Batista Filho, presidente do Parnahyba, autor da proposta em ter o estadual em turno e returno. 

No arbitral de definição do estadual, os clubes não entraram em consenso no modelo. River-PI e Flamengo-PI apresentaram o sistema de turno único, com a formação do G-4 para semifinais e final. Os demais, porém, elegeram que a competição deveria seguir com o turno e returno: após sete rodadas, os quatro primeiros avançam e formam as semifinais. Os vencedores formam a final, e o campeão garante vaga na grande decisão. Na fase mata-mata, os jogos seriam de ida e volta. No modelo aprovado pela maioria, o estadual extrapolou o número de datas reservadas para a competição, e a tabela divulgada apertou o calendário para os clubes que vão disputar a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil. 

Elizeu Aguiar, presidente do River-PI, confia em alteração no modelo do Campeonato Piauiense (Foto: Emanuele Madeira/GloboEsporte.com)

Após ser divulgada, a tabela do Campeonato Piauiense sofreu duras críticas. Rodadas foram desmembradas para atender River-PI e Flamengo-PI na Copa do Nordeste, e o segundo turno não foi pensado em caso de classificações dos dois times ao mata-mata do Nordestão. O presidente do River-PI, Elizeu Aguiar, considerou que o modelo adotado iria ser um suicídio aos clubes. 

- A FFP se preocupou após ser provocada pela ouvidoria e tem que dar uma resposta. Acho que vai ser bom para todo mundo uma mudança. Para os clubes que vão disputar as competições nacionais, dá uma acomodada com relação às datas. Estamos esperançosos pela mudança - avaliou Elizeu.

A mudança na tabela do Campeonato Piauiense 2016 está dentro do prazo do Estatuto do Torcedor, que dá até 45 dias antes de iniciar a competição para que seja definido o regulamento do torneio. O estadual começa no dia 30 de janeiro.

Fonte: Globo Esporte/PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

COOKIES