Publicação destaca que a fama acabou afastando o policial da função da qual ficou conhecido
Newton Ishii ficou conhecido como o "Japonês da Federal" após aparecer em várias operações da Polícia Federal, principalmente na Lava Jato.
Agora, o agente enfrenta diariamente o assédio de algumas pessoas que frequentam a sede da PF em Curitiba e pedem para tirar foto com ele.
Como refere a revista Época, o "japa da Federal" tem conquistado fãs. Enquanto se dividia entre os afazeres da carceragem da PF em Curitiba e o transporte de presos, o Japa sempre acabava assediado nos corredores da superintendência.
No entanto, a publicação destaca que a fama acabou afastando o policial da função da qual ficou conhecido. A PF trocou Newton de função, pois a popularidade do "Japa" poderia alertar eventuais alvos das operações e, por isso, ele parou de participar das prisões.
O agente da Polícia Federal Newton Ishii, que ficou conhecido por sempre estar presente nas prisões e apreensões da Lava-Jato, é a principal aposta da fábrica Condal, de São Gonçalo, no Rio, para este carnaval. Além de inspirar marchinhas e “memes” nas redes sociais, Newton, popurlamente chamado de “japonês da federal”, vai ganhar um protótipo de máscara.
Segundo a empresária Olga Valles, em entrevista ao jornal O Globo, a fábrica vai recorrer a um japonês genérico, já que a empresa não tem os direitos de imagem do policial e ele não é considerado uma figura pública.
A ideia tem como objetivo melhorar o faturamento da maior fábrica do estado do Rio, que registrou queda de mais de 30% nas encomendas para a folia deste ano, em comparação com o mesmo período de 2015.
A indústria da Baixada Fluminense promete, ainda, relançar as máscaras do presidente da Câmara, Eduardo Cunha e do senador Delcídio Amaral (PT-MS), preso desde novembro por atrapalhar as investigações da Lava-Jato.
Fonte: Com informações de Notícias ao minuto via 180