
Um verdadeiro “cemitério” de postes de energia elétrica de responsabilidade da Eletrobrás Piauí tem se estabelecido em frente ao prédio da companhia no Bairro São José, a poucos metros do rio Parnaíba. Um amontoado de postes quebrados e em desuso foi abandonado em um terreno baldio e não há nenhuma espécie de cuidado ou inspeção.

Para piorar a situação, lixos também passaram a ser descartados no local e, com o início do período chuvoso, várias poças de água começam a se acumular nas cavidades dos postes, servindo de habitat para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Recentes pesquisas médicas sugerem também que o mosquito estaria associado a grande incidência de casos de microcefalia no Brasil, fato que exige cuidados redobrados e medidas eficazes da sociedade e do poder público no combate ao mosquito.

Carlson Pessoa criticou duramente a ineficiência do município quanto a fiscalização e a falta de campanhas contra essas doenças. “O Brasil está em alerta quanto a esse mosquito tão perigoso e transmissor de tantas doenças, mas em Parnaíba não existem campanhas para prevenir a infestação do mosquito. O que a Eletrobrás está fazendo aqui nessa região é um absurdo, uma total negligência com a saúde pública”, afirma.


Por Luzia Paula. Fotos: Gleitowney Miranda / Ascom