Enquanto boa parte da população mundial espera os ponteiros dos relógios zerarem para dar as boas vindas ao ano novo, tradicionalmente os adventistas do sétimo dia se antecipam ao evento e iniciam as celebrações logo após o sol se por no horizonte, horário que eles consideram ser o início de um novo dia. Os fiéis sustentam essa crença baseada na Bíblia, em relatos documentados nos livros de Gênesis e Levítico.
De acordo com um dos líderes da Igreja Adventista em Parnaíba, Hernando Melo, eles seguem a recomendação bíblica que descreve o término e o início de um novo dia no pôr do sol. “Estamos seguindo o preceito divino mencionado em várias passagens. Ao invés de esperar a meia noite, nós já comemoramos o ano vindouro bem antes porque acreditamos que já estamos em 2016”, explica.
Assim como ele, a estudante Nádia Silva também acredita na mesma premissa. “Não fica sem sentido esperarmos o dia começar só no meio da noite, seis horas depois de o sol se por. Quando Deus criou o mundo o tempo era contado dessa forma que para nós, é a maneira mais lógica”, pondera.
E para o grupo tudo acontece bem antes. Na Igreja Adventista de Boa Esperança, no bairro Pindorama, por exemplo, os adoradores começaram a chegar às 16:00 para celebrarem um culto de gratidão. A festividade terminou por volta das 19:00. E para degustar a tão esperada ceia de ano novo, nada de esperar também. Toda a comida é prepara antes e servida assim que os fiéis retornam de suas igrejas.
Por Luzia Paula